Quem foi Abdon
Abdon (do hebraico Avdon, que significa ‘serviço’), também chamado Abdão, foi um personagem bíblico que surge na Bíblia Judaica e no Antigo Testamento da Bíblia Cristã como um dos chamados juízes menores de Israel. Filho de Ilel (ou Hilel), Abdon era natural de Faraton, uma cidade localizada a oeste de Siquém, na região montanhosa conquistada aos amalecitas e entregue à tribo de Efraim.
Surge no Pentatêuco, mais especificamente no Livro dos Juízes (Juízes 12:13-15), como tendo tido 40 filhos e 30 netos que montavam em 70 jumentos, procurando demonstrar a sua riqueza. Segundo a mesma passagem bíblica, sucedeu sucedeu a Elon como juíz de Israel, cargo que ocupou ao longo de oito anos, entre 1165 a.C e 1157 a.C., e teve como sucessor Sansão. Após a sua morte foi sepultado em Faraton, sua terra natal.
Relato Bíblico (Juízes 12:13-15): “Depois de Elon, o juiz em Israel foi Abdon, filho de Ilel de Faraton. Ele teve quarenta filhos e trinta netos, que montavam setenta jumentos. Foi juiz em Israel durante oito anos. Depois morreu e foi sepultado em Faraton, na terra de Efraim, na região montanhosa dos amalecitas”.