Trombofilia Hereditária e Gravidez

Tese/Dissertação: Trombofilia Hereditária e Gravidez; Autor: Joana Maria Fernandes de Almeida; Mestrado Integrado em Medicina – Angiologia e Cirurgia Vascular…

Trombofilia Hereditária e Gravidez
Controvérsias Actuais

Autor: Joana Maria Fernandes de Almeida
Orientador: Armando Mansilha

Mestrado Integrado em Medicina – Angiologia e Cirurgia Vascular

Faculdade de Medicina
Universidade do Porto

(Localização: Repositório Aberto da Universidade do Porto) 

Resumo

A gravidez é um estado fisiológico que aumenta todos os factores de risco para TE considerados na tríade de Virchow, nomeadamente com aumento da actividade pró-coagulante e diminuição dos inibidores naturais da coagulação. Os efeitos fisiológicos da gravidez associados à predisposição para eventos tromboembólicos em mulheres com trombofilia hereditária têm sido alvo de vários estudos. O objectivo do presente trabalho é sistematizar a orientação clínica destas mulheres, grávidas ou puérperas, com ou sem diagnóstico de trombofilia hereditária e para as quais se coloca esta possibilidade com base na história médica prévia ou história familiar. Pesquisaram-se na Medline artigos em língua inglesa que envolvessem grávidas ou puérperas com complicações relacionadas com fenómenos tromboembólicos, sem comorbilidades. Foram ainda incluídos artigos citados por outros abrangidos pela pesquisa. A associação entre trombofilia hereditária e complicações obstétricas é variável. As associações mais consistentemente encontradas em termos estatísticos são: mutação do gene do FVL em homozigotia e heterozigotia, mutação do gene da protrombina G20210A em homozigotia e heterozigotia, deficiência de AT, PC e PS com TVP; mutação do gene do FVL em homozigotia e heterozigotia, mutação do gene da protrombina G20210A em homozigotia e hiperhomocisteinemia com abortamento precoce; mutação do gene do FVL, mutação do gene da protrombina G20210A e hiperhomocisteinemia com abortamento de repetição no primeiro trimestre; mutação do gene do FVL e mutação do gene da protrombina G20210A com abortamento no segundo trimestre; mutação do gene do FVL, mutação do gene da protrombina G20210A e deficiência de PS com abortamento tardio; mutação do gene do FVLem heterozigotia, mutação do gene da protrombina G20210A, variante termolábil da MTHFR C677T e hiperhomocisteinemia com pré-eclampsia; mutação do gene do FVL em heterozigotia e mutação do gene da protrombina G20210A em heterozigotia com descolamento da placenta. Permanece na literatura enorme controvérsia relativamente à melhor forma de orientar grávidas ou puérperas com diagnóstico ou suspeita de trombofilia hereditária, bem como da pertinência do rastreio universal de trombofilia na gravidez. Mostram-se necessários estudos com rigor metodológico em grávidas e puérperas de forma a responder com evidência científica às questões aqui consideradas.

Palavras chave: Trombose Venosa, Trombofilia Hereditária, Gravidez, Puerpério, Abortamento, Morte Fetal, Pré-Eclampsia.

Índice

1. Lista de abreviaturas e siglas
2. Lista de figuras e quadros
3. Introdução
4. Material e métodos
5. Trombofilia hereditária (definição e descrição)
6. Trombofilia hereditária e complicações obstétricas
7. Terapêutica antitrombótica na gravidez e puerpério
8. Orientação clínica de grávida ou puérpera com trombofilia conhecida diagnosticada após evento tromboembólico prévio
9. Orientação clínica de grávida ou puérpera com antecedentes de evento tromboembólico, sem trombofilia conhecida
10. Orientação clínica de grávida ou puérpera com trombofilia conhecida, diagnosticada por rastreio em contexto de história familiar positiva, sem antecedentes pessoais de evento tromboembólico
11. Orientação clínica de grávida ou puérpera sem trombofilia conhecida, com história familiar positiva para eventos tromboembólicos
12. Pertinência do rastreio universal de trombofilia na gravidez
13. Conclusão
14. Bibliografia
15. Figuras
16. Quadros

 

 

Trabalho completo

703 Visualizações 1 Total
703 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.