.
Desde os contributos seminais de David McClelland, na década de 70, que convocaram definitivamente o conceito de competência para o universo das ciências do comportamento, que este conceito tem vindo progressivamente a influenciar a gestão empresarial e, muito particularmente os domínios da gestão de recursos humanos.
Apesar da sua generalizada utilização, a gestão de competências é, ainda, por muitos considerado um território algo fluido e de difícil e controversa aplicabilidade nas práticas de gestão. Esta obra pretende dar um contributo não só para a clarificação do conceito de competências, como ainda fornecer um conjunto de exemplos concretos de aplicações de metodologias de Gestão de Competências, extraídos de estudos de casos feitos, em contexto académico, em diversas empresas.
O livro é ainda enriquecido com um conjunto de depoimentos de várias personalidades de reconhecida notoriedade na área da Gestão de Recursos Humanos, que dá conta justamente da fértil diversidade de perspectivas que enfocam este promissor campo de investigação e de intervenção organizacionais.