Melhores Restaurantes do Mundo

Apresentação dos 50 melhores restaurantes do mundo de acordo com a lista de 2019 elaborada pela organização do World’s 50 Best Restaurants…

Lista dos Melhores Restaurantes do Mundo em 2019

Todos os anos a World’s 50 Best Restaurants atribui o prémio de melhor restaurante do mundo. Apresenta-se de seguida os restaurantes que fazem parte do top ten desta lista. Um dos destaques deste top ten é o facto de 7 dos melhores 10 restaurantes estarem concentrados em Espanha, França e Dinamarca.

10º – Maido, Lima – Peru

Restaurante MaidoLocalizado na capital Peruana, o Maido representa o encontro entre a cozinha japonesa e os sabores peruanos para criar a ‘Cozinha Nikkei’ (ou nipo-peruana). A cozinha nikkei é assim uma combinação perfeita das técnicas japonesas e de sabores produzidos na América Latina: o doce, o cítrico, e as carnes incorporadas à tradição de culinária japonesa formaram um resultado extraordinário. O autor desta fusão de sabores é o chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura criador de pratos tão variados como o bacalhau suculento marinado em missô com nozes crocantes, o sushi nigiri, o arroz de ouriço, a agora lendária costela de carne bovina ou o gelado de tofu de cheesecake.

9º – Disfrutar, Barcelona – Espanha

Restaurante DisfrutarCriado no fim de 2014 por três chefs já com provas dadas, e todos eles formados no lendário El Bulli – Oriol Castro, Mateu Casañas e Eduard Xatruch – o Disfrutar salienta-se por alguns pratos paradoxais, divertidos e repletos de sabor. São exemplos desses pratos o gaspacho em forma de sanduíche, a gema de ovo crocante, a salada líquida ou o bombom de lebre. O estabelecimento surpreende também pelo seu design – o respeito pela história e pelo património do Mediterrâneo é a inspiração e a cerâmica do fio que marca o espaço interior e a zona de acesso é inspirada nos garfos do mercado Ninot e nas cores da cerâmica Miró.

8º – L’Arpège, Paris – França

Restaurante L'ArpègeO grande ponto forte do L’Arpège de Paris são os vegetais. Desde que em 2001 o seu célebre chef Alain Passard anunciou que o seu restaurante seria cada vez mais um restaurante vegetariano, e apesar de a carne se manter no cardápio, o L’Arpège tornou-se conhecido sobretudo pelos pratos com vegetais, muitos deles cultivados pelo próprio restaurante. São exemplos de pratos vegetarianos os espargos na primavera ou as trufas negras no outono. Outros pratos famosos deste restaurante parisiense são os bolinhos, recheados com legumes da estação, e o carpaccio de lagostim com caviar.

7º – Mugaritz, San Sebastian – Espanha

Restaurante MugaritzO Mugaritz é mais um restaurante espanhol presente neste top ten dos melhores restaurantes do mundo da World’s 50 Best Restaurants. Uma refeição neste restaurante é sempre uma experiência gastronómica criatica e inovadora criada pelo chef Andoni Luis Aduriz. A partir de uma rica mistura de ingredientes bascos, Aduriz transforma-os de uma forma muito vanguardista, criando pratos absolutamente estranhos como por exemplo caranguejo em uma língua congelada, coração de porco cru ou ainda presunto de bellota servido em louça musica perfeitamente cronometrada para que todos os comensais comam e orquestrem juntos.

6º – Central, Lima – Peru

Restaurante Central PeruO Central de Lima é considerado por muito como um verdadeiro santuário de sabores peruanos, onde se encontram inúmeros ingredientes provenientes do mar e das montanhas, muito difíceis de encontrar noutros locais. Nele, o chef Virgilio Martínez Véliz gosta de bricar com as muitas variedades de milho, batata e diversos produtos exóticos oferecidos pela vasta biodiversidade peruana. Os clássicos incluem o Land of Corn e o Extreme Stems, e alguns pratos mais recentes, como o Waters of Nanay, com peixes de piranha servidos em uma cabeça inteira de piranha cheia de dentes afiados.

5º – Geranium, Copenhaga – Dinamarca

Inaugurado na primavera de 2017, o restaurante Geranium é um dos dois restaurantes dinamarqueses presente neste top ten. É um restaurante que se caracteriza por uma verdadeira ‘Arte comestível’: a aparentemente improvável junção de natureza com tecnologia está no âmago do cardápio de degustação progressiva do chef Rasmus Kofoed. Ao longo dos anos, a lista de vinhos com 2.500 garrafas, que vai de seleções clássicas a sucos naturais, grangeou já inúmeros elogios, incluindo o prestigiado Grande Prémio da Wine Spectator. Uma curiosidade é a sua localização: está localizado no oitavo andar da academia de um estádio de futebol, e a área para refeições oferece um bela vista panorâmica de Fælledparken (Common Gardens).

4º – Gaggan, Banguecoque – Tailândia

Restaurante GagganO Gaggan, aberto em 2010 pelo chef indiano Gaggan Anand, surge na quarta posição da lista de melhores restaurante do mundo e o primeiro do continente asiático. Recorrendo a um tipo de cozinha experimental, o cardápio de Anand evoluiu de uma cozinha tipicamente indiana para uma culinária muito mais global e com influências de vários restaurantes de todo o mundo. O cardápio inclui agora inclui picadas de taco de inspiração mexicana, sushi nigiri japonês-indiano e até biscoitos de beringela Oreo. O clássico Yoghurt Explosion permanece no menu ao lado de assinaturas mais recentes, como Lick It Up, em que os clientes são convidados a lamber um saboroso caril direto do prato.

3º – Asador Etxebarri, Axpe – Espanha

Restaurante Asador EtxebarriO Asador Etxebarri, localizado no País Basco em Espanha inaugura o pódio dos melhores restaurantes do mundo em 2019. A capacidade notável do chef Victor Arguinzoniz de extrair o sabor explosivo de ingredientes aparentemente simples, a maioria dos quais grelhada sobre uma lareira aberta é sem dúvida uma das principais razões para este sucesso. O restaurante respeita integralmente os sabores naturais dos produtos locais e estimula delicadamente cada ingrediente a mostrar o seu potencial: leite de cabra misturado com manteiga etérea, ervilhas amplificadas em seu próprio suco, ou carne seca envelhecida.

2º – Noma, Copenhaga – Dinamarca

Restaurante NomaO atual Noma, que iniciou a sua atividade em 2018, é o herdeiro do Noma muito mais antigo, e também ele muito premiado. Com a sua comida inovadora, o chef René Redzepi desenvolveu um novo género de culinária – um tipo de culinária nórdica que combina a tradição com a inovação.

A abordagem visionária da Redzepi para celebrar o terroir através de pratos minimalistas focados em ingredientes tem-lhe valido um lugar de grande destaque nos últimos anos. O grande lema deste restaurante é a utilização de ingredientes nativos explorados através de inúmeras e inovadoras técnicas de culinária.

 

Mirazur, Menton – França

Restaurante MirazurCom vistas extraordinárias sobre as belíssimas paisagens da Riviera Francesa, três níveis de hortas expostas em cascata e uma equipa de cozinheiros de talento inigualável, o Mirazur consegue o galardão de melhor restaurante do mundo em 2019 de acordo com a avaliação efetuada pela organização do World’s 50 Best Restaurants. A cozinha exclusiva do chef Mauro Colagreco é inspirada no mar, nas montanhas e nos jardins do restaurante.

Os destaques do seu menu incluem beterraba dos jardins do restaurante com crosta de sal e com creme de caviar, ovos do galinheiro do próprio restaurante com enguia defumada e avelãs e um brioche de batatas com ovo e trufa branca.

 

1097 Visualizações 1 Total
1097 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.