HMS Ben-my-Chree

Apresentação do HMS Ben-my-Chree

Ben My Chree

O HMS Ben-my-Chree foi um navio de guerra da marinha britânica, resultante da conversão em 1915 de um antigo navio de passageiro da rota da ilha de Man para navio de transporte de hidroaviões. Para isso foi equipado com um vasto hangar na popa e uma rampa de voo no convés da proa.

Estava equipado com os novos caças Sopwith Schneider, aeronave que possuía um motor rotativo de 100 cv, estava equipado com uma Lewis de fogo ascendente e a capacidade de se elevar a 3048 metros em pouco mais de meia hora. Com estas características, os Sopwith Schneider constituíram a primeira grande ameaça aos dirigíveis Zeppelin alemães que atacavam posições na Grã-Bretanha. Mais tarde, o  HMS Ben-my-Chree foi equipado com dois hidroaviões Short lança torpedos, tendo servido na Campanha dos Darnadelos em 1915, tendo os seus hidroaviões afundado dois vasos de guerra turcos. Em 1917, quando estava ancorado no porto de Kastelorgio, o HMS Ben-my-Chree foi atacado a partir de terra por militares turcos e afundado.

Características e Armamento

As suas dimensões eram de 114 metros de comprimento, por  14 metros de largura, por 5,3 metros de altura e o seu peso era de 3.942 toneladas. A sua tripulação era de 250 marinheiros e tinha uma autonomia de 1.200 milhas a uma velocidade de 10 nós. Era propulsionado por três turbinas de duas hélices com uma potência instalada de 14,500 cv (10,800 kW), o que lhe permitia atingir uma velocidade de 24,5 nós.

O seu armamento principal era constituído por quatro hidroaviões Short 184.

635 Visualizações 1 Total
635 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.