Trench Coat

O Trench Coat, popularmente conhecido simplesmente como gabardine ou gabardina, é uma das peças mais icónicas da moda: clássica, atemporal, actual e moderna. Mas a sua história é antiga e passou por muitas coisas antes de se tornar na peça chave de qualquer armário, que conhecemos hoje.

Popularizada pelos militares britânicos nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, às quais deve seu nome, “trench-coat”, traduzindo ao pé da letra, como “casaco de trincheira”. Nada mais óbvio se termos em consideração a origem militar da peça.

A sua origem tem o seu início com o modelo Tielocken, patenteado pela Burberry em 1912, era um modelo estilo de casaco largo sem botões feito em gabardina e equipado com um cinto.

Naquela época, o seu principal cliente da, hoje famosa marca Burberry, era o governo inglês, que solicitou a criação de um casaco mais leve e prático para os oficiais, que durante a I Guerra Mundial usavam pesados casacos de sarja.

A modelagem criada era ampla, com uma pala larga nas costas, bolsos fechados para acomodar os pertences, forro, lapelas largas e aba no peito com reforço para o apoio de armas. Para que pudessem estar mais protegidos do frio e da chuva, era possível afivelar os punhos e levantar a gola. Todos esses detalhes foram muito importantes durante a guerra, pois facilitaram a vida dos soldados. Foram vendidos mais de meio milhão de peças, tornando-se num ícone da I Guerra Mundial.

Após a guerra, a Burberry começa também a confeccionar roupa para os civis, e em 1914, após algumas alterações, como a soma de dez botões duplos, nasceu o trench coat.

O auge do trench coat ocorreu depois de 1918, quando, influenciados pelo carisma que conferia aos militares, os civis passaram a adoptá-lo. Depressa começou a ganhar o seu lugar nas ruas e nos armários dos britânicos. Popularizando-se nas três cores clássicas: bege, cáqui e preto, que eram as cores tradicionais da Burberry.

trench_Coat - knoow

História da Trench Coat, Burberry

Os primeiros modelos de trench-coat que ficaram populares eram quase sempre de gabardine na cor bege, com comprimento 7/8. Com a massificação da peça, novos modelos, nos mais variados tecidos, comprimentos e cores, surgiram.

O cinema favoreceu bastante a torná-lo num importante ícone de moda, com alguns personagens famosas a contribuirão para a sua popularização quando personagens da história do cinema o utilizaram, como: tipos de personagem como Rick Blaine (Casablanca, 1942) e Holly Golightly (Bonequinha de Luxo, 1061).

Também na vida real, importantes personalidades internacionais, utilizaram e marcaram o seu estilo pessoal com um trench coat, como: Humphrey Bogart, Jacques Tati, Robert Mitchum, Greta Garbo, Marlene Dietrich, Michele Morgan, Meryl Streep, mas também Winston Churchill, Rudyard Kipling, Arthur Conan Doyle e inclusive Ronald Reagan.

Em 1931, com o lançamento da história de Banda desenha de Dick Tracy, o artista Chester Gould associou para sempre a trench coat ao estilo característicos dos detectives. Além disso, em 1970, a aviadora Amelia Earhart usou um modelo de couro que ganhou força durante esse período.

Nos anos 80 torna-se marca registada dos grandes executivos, também por conta do cinema, com o filme Wall Street protagonizado por Michael Douglas. Nos anos 90, aparece com grande destaque no filme de culto Matrix, e nas personagens da serie X Files: Fox Mulder e Dana Scully.

Desde a sua criação, nunca ter deixado de estar na moda e de ser uma peça de roupa utilitária e actual, nos anos 2000, principalmente depois de 2004, o trench-coat teve mais um período de grande popularidade, transformando-se no casaco mais popular e comum no armário de homens e mulheres de todo o mundo. Uma peça chave, seja para uma noite fresca de verão ou um dia de chuva de inverno.

Actualmente, o modelo é democrático, usado por homens e mulheres, e totalmente versátil; pode ser vestido tanto de dia, no trabalho, como à noite, em uma festa casual ou mesmo de etiqueta. A Burberry continua a comercializá-lo e está presente em todas as suas colecções, apesar que hoje em dia, praticamente todas as grandes e pequenas marcas de moda, já têm a sua própria versão do Trench Coat!

572 Visualizações 1 Total

References:

www.burberry.com

JACKSON, Tim & SHAW, David. The Fashion Handbook. Routledge, 2004

VARIOS. Guia A História da Moda Ed.01: Tudo sobre a revolução no modo de se vestir. Volumen 1 de História da moda. On Line Editora, 2017

572 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.