Salvatore Ferragamo, foi um dos mais importantes criadores de estilo e moda italiana do século XX, e hoje, é uma das marcas de luxo “Made in Italy” mais conhecidas do mundo.
Salvatore Ferragamo foi um artista em sintonia com o clima cultural de seu tempo, dedicou toda a sua vida à arte dos sapatos. Para ele, assim como para sua marca, um pé bem calçado podia valer mais do que mil palavras.
As colecções Salvatore Ferragamo eram marcadas pela união entre a sofisticação clássica e a estética contemporânea. Silhuetas femininas sedutoras contrastam com detalhes excêntricos e estampas vibrantes, designs atemporais em materiais sumptuosos, revelando o talento artesanal típico do estilo Salvatore Ferragamo.
Apesar de morto há mais de 50 anos, o sucesso dele perpetua-se pelo sucesso da sofisticada da Casa de Moda que leva o seu nome. A sede da empresa está instalada no Palazzo Spini Feroni, em Florença, onde também foi montado um museu em sua homenagem, onde além da colecção de mais de 10 mil modelos de sapatos, também expõe fotografias, patentes, rascunhos, livros, revistas e antigas formas em madeira dos pés dos seus famosos clientes, como por exemplo, Sophia Loren, Carmen Miranda, Greta Garbo, Katharine Hepburn, Marlene Dietrich, Ava Gardner, Gary Cooper e Marilyn Monroe.
Salvatore Ferragamo, Nasceu a 5 de Junho de 1898, em Bonito, numa pequena vila rural a 100 quilómetros de Nápoles, na Itália, o décimo primeiro de catorze irmãos.
Salvatore Ferragamo desde pequeno mostrou ter uma vocação, aos onze anos começou a trabalhar como aprendiz de sapateiro trabalhando junto com Luigi Festa, onde aprendeu tudo sobre a profissão de sapateiro. Aos 13 anos decidido a seguir com a sua paixão, abriu a sua primeiro ateliê/sapataria, onde não se limitou a fazer reparos e a confeccionar botas botas de trabalho para os agricultores da região, também começou a desenhar e a explorara modelos exclusivos de sapatos para de mulher.
Em 1912, com apenas 14 anos, Ferragamo já contava com clientes fixos por toda a região e já empregava seis assistentes. Mas em 1914, sentiu que podia ampliar horizontes e decide partir em busca de novos desafios emigrando para Boston, Estados Unidos, onde já tinha alguns dos seus irmãos mais velhos.
Decepcionado com a qualidade e o acabamento dos sapatos produzidos em série nas grandes fábricas de Boston, onde um de seus irmãos trabalhava, Salvatore decide ir para Santa Bárbara viver com outros familiares e mais tarde acaba instalando-se em Hollywood, Califórnia, onde abriu uma pequena loja para confecção e reparos de sapatos.
Com o tempo e a fama da qualidade do seu trabalho, começa a produzir modelos para figurinos de cinema e, começou a receber encomendas de calçados sob medida das grandes estrelas do cinema, como Ava Gardner, Marilyn Monroe e Greta Garbo.
Em 1923 abriu sua famosa Hollywood Boot Shop, o seu sucesso foi tão grande, que a loja não conseguia acompanhar a demanda de pedidos e a mão-de-obra americana não podia confeccionar os sapatos com a qualidade que ele pretendia, por isso, em 1927, decide voltar para a Itália e estabelecendo-se em Florença, cidade tradicionalmente riquíssima em artesanato.
Em 1928 inaugura a sua primeira fábrica de sapatos totalmente confeccionados à mão e uma loja no Palácio Spini Feroni.
Em Itália, o sonho de Ferragamo, transformou-se numa empresa que produzia mais de 350 pares de sapatos por dia. A fama de seus calçados, apreciados pela beleza e comodidade dos modelos e por sua refinada elaboração, se estendeu por toda Itália e pela Europa, fazendo do Palácio Spini Feroni, um ponto de paragem obrigatória, de estrelas de cinema, realeza e alta sociedade internacional.
Ele ficou conhecido por não gostar da produção em série porque acreditava que cada par de sapatos deveria ser desenhado com detalhes únicos e exclusivos. As suas criações eram além de belas, pensadas para serem estáveis e anatomicamente confortáveis. O estilo dele era também caracterizado pelo forte uso de cores, a sua paleta de cores era composta por tons fortes e ousados, quebrando os padrões da época, que utilizavam as cores bege, branco e preto.
Mas apesar das plataformas coloridas e dos designes sofisticados, o primeiro grande sucesso de Ferragamo foi a sandália invisível, de 1947, feita, quase na totalidade com fios de náilon. Estas sandálias tiveram tanto sucesso, que ainda hoje, 69 anos depois, do seu lançamento, continua a ser produzida e utilizada pelas grandes estrelas de Hollywood. Recentemente a actriz Kirsten Dunst compareceu no Festival de Cinema de Cannes 2016 calçado estas famosas sandálias de Ferragamo.
Até 1957, o génio italiano criou mais de 20 mil modelos diferentes e registado mais de 350 patentes, deixando um império e um legado extraordinário.
O criador morreu no dia 7 de Agosto de 1960, mas sua família continua à frente do ateliê, no Palazzo Spini Feroni, um prédio de características medievais que até hoje é mantido como sede da empresa, fundada em 1289.
A criatividade de Ferragamo contribuiu para o sucesso do design e da moda italiana com invenções e designes que inspiraram e moldaram o mundo da moda.
O seu estilo e tradição foram perpetuados pelos seus filhos, principalmente por Fiamma, que desenvolveu uma gama de sapatos e acessórios que se tornariam nos emblemas mais conhecidos da marca.
References:
BAUDOT, François. Salvatore Ferragamo – Fashion Series, Universe of fashion. Universe/Vendome, 2000.
FERRAGAMO, Salvatore. Sueños que caminan: Salvatore Ferragamo 1898-1960. Editorial RM, 2006.
RICCI, Stefania, RISALITI, Sergio. Salvatore Ferragamo: Inspiration and Vision. Skira, 2012.
ROBERTS, Roland. Growing Up Ferragamo. Xlibris Corporation, 2011.