Nome: Pierre Alexandre Claudius Balmain
Data de Nascimento: 18 de Maio de 1914
Local de nascimento: Paris, França
Data de morte: 29 de Junho de 1982
Ocupação: estilista
Biografia de Pierre Balmain
Pierre Balmain nasceu a 18 de Maio de 1914, em Paris. O seu pai tinha um negócio de venda de cortinados por atacado e a mãe trabalhava numa boutique gerida pelas suas duas irmãs. O pai de Balmain morreu quando este tinha apenas 7 anos e, segundo relatos do próprio, as suas memórias mais felizes da infância são os momentos que passava na boutique onde a mãe e as tias trabalhavam.
Pierre Balmain estudou Arquitectura na Escola de Belas Artes de Paris, embora não tenham completado os estudos. Nos tempos livres, desenhava vestidos, muitos dos quais acabou por mostrar a Edward Molyneux, que lhe ofereceu um emprego, altura em que desistiu do curso de Arquitectura.. Entre 1934 e 1939, Pierre Balmain trabalhou para Molyneux.
Em 1936, Pierre Balmain foi chamado para cumprir o serviço militar obrigatório. Ao completá-lo, em 1939, Pierre juntou-se a Lucien Lelong e trabalhou com o estilista durante a ocupação alemã de Paris.
Em 1945, Pierre Balmain abre o seu próprio negócio e torna-se conhecido pelas saias de corte A, com uma base larga e uma cintura fina. Em 1951, Pierre Balmain já vendia peças de pronto-a-vestir nos EUA, tendo tido muito sucesso no continente americano por ter sido capaz de traduzir a moda francesa em roupas que a mulher americana podia usar. O seu talento como estilista residia especialmente na sua capacidade de criar peças de linhas simples e elegantes.
Durante os anos 50, Pierre Balmain popularizou-se com variadas peças,, como vestidos com transparências, casacos cintados, capas, etc. Entre 1951 e 1972, Balmain desenhou peças para 16 filmes de Hollywood, entre os quais contavam obras de cinema com a participação de estrelas como Vivien Leigh e Mae West. Também concebeu peças para filmes franceses, incluindo o famoso E Deus Criou a Mulher, que apresentou Brigitte Bardot ao mundo.
Com a morte de Pierre Balmain em 1982, a sua marca passou para Erik Mortensen, seu assistente pessoal desde 1951 e o colaborador mais próximo do estilista. Este manteve as tradições da marca, desenvolvendo peças actuais, mas mantendo o espírito do seu fundador. Erik foi variadas vezes premiado, como reconhecimento do seu trabalho.
Quando Erik deixou a marca Balmain, em 1990, foi substituído por Herve-Pierre, que trabalhou na marca até 1993, altura em que Oscar de la Renta se tornou o estilista principal da marca Balmain. Oscar manteve-se na marca durante quase 10 anos, tendo apresentado a sua última colecção em 2002. Actualmente, o director criativo da marca Balmain é Olivier Rousteing. O nome Pierre Balmain está associado a um conceito único de elegância, a um charme cinematográfico e é reconhecido como um marco do mundo da moda.