Paul Poiret

Biografia de um dos mais influentes estilistas franceses, Paul Poiret, pioneiro na introdução de estruturas fluídas e largas em peças femininas.

Nome: Paul Poiret

Data de Nascimento: 20 de Abril 1879

Local de nascimento: Paris, França

Data de morte: 30 de Abril 1944

Local de nascimento: Paris, França

Ocupação: estilista

Biografia de Paul Poiret

Paul Poiret nasceu a 20 de Abril de 1879 num bairro pobre de Les Halles, Paris. Na juventude, trabalhou como aprendiz de fabricante de chapéus-de-chuva, coleccionando assim retalhos de seda que sobrava e fazendo vestidos para as bonecas das irmãs. Durante a adolescência, Paul Poiret apresentou os seus desenhos a Louise Chéruit, uma influente costureira, que comprou uma boa quantidade dos mesmos. Paul Poiret continuou assim a vender os seus desenhos às principais casas parisienses, até ser contratado por Jacques Doucet, em 1896. A sua primeira peça, uma capa vermelha, foi um sucesso e foram vendidas 400 cópias.

Mais tarde, Paul Poiret foi contratado para trabalhar na House of Worth, onde ficou responsável por desenhar vestidos simples e práticos. Contudo, o aspecto moderno dos seus desenhos não agradou ao gosto conservador dos clientes de House of Worth.

Paul Poiret cria a sua própria marca em 1903 e marcou a história da moda com as suas peças modernas e de formas soltas e largas. Fica conhecido por criar um estilo oposto ao que reinava na altura: as formas curvilíneas e o exagero do realce da figura feminina dá lugar às peças soltas, drapeadas, de inspiração oriental. Um exemplo deste tipo de peças é o modelo de calças harem. O seu instinto para o Marketing e a comunicação de marca era bastante forte, tendo expandido a sua marca para outros artigos, tais como decoração de interiores e fragrâncias. Em 1911, apresenta a fragrância Parfums de Rosine, tornando-se o primeiro estilista francês a assinar uma fragrância.

No início da Primeira Guerra Mundial, Paul Poiret é forçado a juntar-se ao exército. Quando regressou da guerra, em 1919, o seu negócio estava à beira da bancarrota. Face aos novos estilistas que tinham surgido entretanto, como Coco Chanel, as suas peças tinham perdido o encanto. Em 1929, a marca fechou e as peças que restavam foram vendidas ao quilo.  Aquando a sua morte, em 1944, o mundo tinha esquecido a sua genialidade e talento.

Paul Poiret

Paul Poiret

1150 Visualizações 1 Total
1150 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.