A Mala Birkin da Hermès, é possivelmente, a mais famosa peça de acessório do mundo. A Birkin da Hermès, é uma mala de tamanho médio (apesar de poder variar entre diferentes tamanhos) e estética clássica, feita à mão e de forma artesanal.
Graças à Birkin, a Casa de Moda Hermès passou rapidamente de marca de objectos de qualidade em pele e de selas de cavalo, a ser uma das marcas mais cobiçadas da história da Moda. A marca Hermès foi fundada em 1837 em França, por Thierry Hermès, e hoje, representa o que há de melhor e mais caro, no mundo do luxo e exclusividade.
A famosa mala Birkin Hermès, foi criada em 1984 e possui o nome de Birkin, como forma de homenagear a a fonte de e inspiração para a sua criação, Jane Birkin.
Algumas mulheres serão sempre, eternos ícones de estilo, não importa quanto tempo passe elas, e a actriz, cantora e musa inspiradora da é uma delas, Jane Birkin foi um dos grande Ícones femininos dos anos 80, tanto pelo seu estilo, como pela sua carreira profissional e emocional.
A criação da Mala Birkin, pode-se dizer que foi um feliz acidente. Em 1981, Jane Birkin sentou-se por mero acaso, ao lado do então, presidente-executivo de Hermès, Jean-Louis Dumas, num voo de Paris para Londres. Por acidente, Jane deixa cair parte do conteúdo da sua também já conhecida mala de palha, pelo chão do avião, incluindo seu diário de Hermès . Cheio de curiosidade, o executivo de Hermès, resolve perguntar-lhe o porquê da mala de palha e porque é que, sempre a levava para todos os lados e Jane responde-lhe dizendo que, até ao momento ainda não tinha encontrado nenhuma mala, suficientemente prática e espaçosa para uma mulher moderna.
Então, depois de passarem o resto da viagem, falando do que Jane procurava numa mala, Dumas não perde tempo e cria a famosa Birkin, com base de partida, numa antiga peça da Hermès original do século XIX.
A mala caracteriza-se por ser espaçosa, elegante, mas com um toque casual e desportiva, com alças concebidas para ser carregada na mão ou no pulso, com quatro parafusos na base para servir de suporte, a Birkin representou nesse momento, uma declaração de modernidade e sofisticação de casa de moda, conhecida pela sua posição tradicional e clássica.
A mala Birkin personifica o estilo de Jane Birkin, é clássica mas com um toque contemporâneo, atemporal. É um acessório de moda que consegue estar sempre na moda e ser cobiçada por todos, tornando-se num objecto de desejo e luxo. Actualmente, o preço de uma Birkin ronda os 5500 euros e 141.000 euros, dependendo do seu material. As carteiras podem ser feitas de pele de vitelo, avestruz e o modelo mais caro é o de pele de crocodilo.
Além do seu preço exorbitante, a lista de espera para adquirir uma mala Birkini pode chegar aos 6 anos, dependendo da personalização e acabados que desejas. A palavra exclusividade, atinge um outro nível com esta obra de Hermès.
Segundo a marca, tanto o preço como o tempo de espera, se justificam pela forma como a é produzida.
A Hermès garante que o tempo é relativo. O importante é escolher o artesão que garanta um trabalho perfeito numa destas malas. E só assim se percebe o preço destes objectos de desejo, bem como a razão pela qual rapidamente se transformaram na it bags.
Todas as malas Birkin são produzida em França, fruto do trabalho manual de artesãos que passam por longos processos de formação e especialização. Pode levar de 48 horas a duas semanas para que uma única Birkin seja finalizada, dependendo da sua personalização. As encomendas dos clientes vão ao pormenor. Escolhem-se os tamanhos, as cores, a pele, o fio das costuras ou o forro. Há fechos banhados a ouro, outros que não o são. O preto é das cores mais pedidas, seguida do Gold (castanho camel) e do cinza-elefante. Cada artesão, trabalha sempre em dois sacos ao mesmo tempo para aproveitar o tempo entre processos de secagem e acabamentos.
Quando a mala está terminada, é mostrada à colega do lado, para que ela a aprove e depois, segue para o chefe que a inspecciona cuidadosamente e ainda passa por dois controlos de qualidade. Depois passam para o serviço de distribuição das malas Hermès, para espalhá-las pelo mundo. As que são enviadas às lojas da Hermès, vão em quantidades limitadas e cronogramas imprevisíveis.
Em 2011, Jane Birkin, a homenageada com a mala Birkin original, decidiu leiloar o modelo que o presidente da Hermès, Jean-Louis Dumas, mandou fazer exclusivamente para ela em 1984. Depois de 27 anos de uso e de vários autocolantes que evocam as viagens pelo mundo que realizou Jane, rendeu cerca de 112 mil euros num leilão em eBay.
Em 2015, Jane Birkin exigiu à marca Hermès que rebaptize a mítica carteira em pele de crocodilo com o seu nome, uma das mais caras do mundo, por “práticas cruéis” durante o abate daqueles animais. “Exigi à casa Hermès para rebaptizar a ‘Birkin Croco’ até melhores práticas que respeitem as normas internacionais a serem implementadas para o fabrico da Mala”, disse, em comunicado oficial.
A mala Birkin, indiscutivelmente, desempenhou um papel fundamental para tornar a marca Hermès na casa da moda que é hoje em dia. “Ela abriu Hermès para os novos mercados e clientes, mas também mudou o típico cliente Hermès”, diz Jérôme Lalande, um antiquário especializado em artigos de couro do século XX e colaborador de longa data da Hermès.
References:
IND, Nicholas & IGLESIAS, Oriol. Brand Desire: How to Create Consumer Involvement and Inspiration. Bloomsbury Publishing, 2016
TOMSHINSKY, Ida. Bags & Purses: The Story of Chic and Practicality. Xlibris Corporation, 2016