Jacquard é um tipo de tecido ou de ponto de malha, principalmente de algodão grosso e resistente, lã ou tecido de viscose. Jacquard é o nome dado a padronagens complexas de entrelaçamento, tanto em tecelagem como em malharia em jersey duplo.
Apesar ser um processo que se pode realizar através da técnica de tricot, a sua realização para a criação de tecidos para moda e decoração é através de teares especiais, tanto artesanais como os actuais industriais.
Tem este nome devido ao seu inventor, o francês Josep Marie Jacquard, que inventou o tear com seu nome em 1801. Com isso, uma pessoa pode realizar desenhos elaborados através da tecelagem em tecidos, com a mesma facilidade que faria um ponto de tafetá, com a diferença de que os desenhos no jacquard e figuras podem conjugar todos os tipos de cores diferentes.
A ideia básica da realização de Joseph Marie Jacquard, era conseguir através de um sistema de teares de cala, que selecionavam fio a fio e tinham como forma de armazenamento da informação, os cartões perfurados, isto, tudo no século XVIII, muito antes dos avanços dos sistemas de informação.
Esses teares próprios, denominados teares Jacquard que são utilizados na industria têxtil para fabricação de tecidos com desenhos complexos. Normalmente os desenhos resultantes são repetitivos, ou seja, o mesmo desenho é reproduzido lado a lado ao longo da largura do tecido.
A característica principal desta técnica é que em uma mesma carreira de trama temos várias linhas de diferentes cores. Uma determinada cor cobre alguns cabos de urdume e cabos restantes são cobertos por outra cor. O efeito final é um efeito de trama, isto é, os fios do urdume permanecem escondidos (como no ponto tela), sendo o desenho final resultado do entrelaçamento e das cores utilizadas nos fios de trama. Resulta portanto, que no tecido Jacquard, temos um lado que direito (onde aparecem os desenhos bem definidos) e o avesso, onde aparecem entrelaçadas as alças das diferentes linhas utilizadas na trama.