Giorgio Armani

Biografia do estilista e empresário Giorgio Armani, dono de um império e criador de peças que marcaram uma geração.

Nome: Giorgio Armani

Data de nascimento: 11 de Julho de 1934

Local de nascimento: Piacenza, Itália

Biografia de Giorgio Armani

Giorgio Armani nasceu no norte de Itália, em Piacenza, filho de Ugo Armani e Maria Raimondi. Na sua juventude, Giorgio Armani aspirava a seguir carreira na área da medicina, tendo ingressado no Curso de Medicina da Universidade de Mião, em 1950, desistindo três anos mais tarde, para se juntar ao exército. Por ter alguns conhecimentos em Medicina, foi colocado no Hospital Militar de Verona.

Após completar o serviço militar, Giorgio desistiu do curso de Medicina e empregou-se na La Rinascente, uma famosa loja de moda em Milão. Mais tarde, juntou-se a Nino Cerruti como designer, tendo iniciado também a desenhar roupas para outras empresas em modo freelancer.

Em Julho de 1975, Giorgio Armani e o seu amigo Sergio Galeotti tornaram-se parceiros de negócio, fundando a Giorgio Armani S.p.A.. A sua primeira colecção foi masculina e saiu no próprio ano da criação da marca. No ano seguinte, a marca lançou uma colecção feminina, que teve grande aceitação por parte do público devido às suas características revolucionárias para a época: cores neutras e peças simples e que procuravam assentar da melhor forma possível no corpo humano.

Embora as suas peças fossem muito populares na Europa, a marca Giorgio Armani apenas causou impacto nos Estados Unidos da América nos anos 80. No filme American Gigolo, Richard Gere utilizou roupas criadas por Giorgio Armani, o que gerou um grande interesse pela marca e pelo estilista. Mais tarde, o estilista colaborou também no guarda-roupa da série Miami Vice. Assim, muitas das celebridades de Hollywood passaram a querer e a usar peças de Armani na passadeira vermelha.

Durante os anos 80, usar a marca Armani tornou-se um símbolo de sucesso, fazendo a marca crescer. Infelizmente, em 1985, o seu parceiro de negócios, Galeotti, perdeu a luta contra a SIDA e faleceu. Apesar da dor e de, em certa medida, a marca ter sido afectada pela morte do amigo e sócio, Giorgio Armani provou ao mundo que, para além de um excelente designer, era também um bom empresário, mantendo o negócio vivo e saudável. No final dos anos 90, Giorgio Armani tinha mais de 200 lojas abertas em todo o mundo e vendas anuais de cerca de 2 biliões de dólares. Entretanto, a marca tinha-se expandido para outras áreas de negócio, tendo apresentado a sua primeira linha de alta-costura em 2005. Hoje em dia, existem cerca de 500 lojas Armani e a marca é também vendida em muitas lojas multimarca.

Em 2010, Giorgio Armani decidiu entrar também no negócio do turismo, tendo comprado um hotel no Dubai.

Giorgio Armani

Giorgio Armani

1060 Visualizações 1 Total
1060 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.