Fotografia de moda é um género de fotografia especialmente produzida com o objectivo de difusão artística ou comercial de peças de vestuário, adereços e acessórios, bem como de produtos de beleza.
O maior canal de distribuição e promoção da fotografia de moda é aquele fornecido pelo mercado editorial, como as revistas e jornais, especialmente, pelas que têm secções especializadas de moda, sejam elas femininas ou masculinas.
Mas, existem diversos outros veículos para a fotografia de moda, como a Publicidade, os Catálogos, os LookBooks ou os chamados Books utilizados pelos manequins, como forma de registo dos seus trabalhos e instrumento de obtenção de novos serviços.
O mercado da fotografia de moda é muito vasto e pode ser dividido em quatro grandes vertentes: fotojornalismo, beleza, editorial e comercial.
No fotojornalismo de moda, o foco está na documentação dos bastidores de um desfile, na moda de rua, nas celebridades que ocupam a primeira fila de uma fashion week, no street style e, claro, nos desfiles de moda.
Na fotografia de beleza, o importante é o cabelo, a maquilhagem ou os produtos de cosmética em destaque. Neste género a qualidade da pele e do cabelo conta mais que a própria atitude da modelo.
O editorial de moda é um dos meios mais usados pelas empresas e pelos estilistas para apresentar os seus produtos ao público. Género principalmente utilizado pelas revistas e também em alguns jornais, o objectivo dos editoriais é divulgar uma colecção ou marca, “vender” conceitos e comportamentos. É diferente do segmento comercial, cujo objectivo é vender roupa por meio de campanhas publicitárias, anúncios e catálogos.
Os editoriais de moda são encontrados em dois tipos de publicação: os das revistas especializadas em moda (Vogue, Glamour ou L’Officiale), direccionadas ao mercado mais fashion e artístico, voltadas a estilistas, produtoras, estudantes, críticos e formadores de opinião; e os das revistas de comportamento (VIP, Men’s Heatlh ou Máxima), direccionadas ao mercado mais realista e quotidiano, sem inovação, e com enquadramentos, composições e iluminação mais conservadores e comerciais.
Nas revistas é possível ver editoriais de moda com looks montados a partir de diversas marcas famosas ou somente com uma marca, sempre com o objectivo de compor uma ideia e proporcioná-la.
É importante que o fotógrafo de moda tenha um envolvimento muito grande com o mundo da moda e possua referências sobre moda, história da moda, arte contemporânea, tendências e que principalmente, esteja sempre a par das novas técnicas e tecnologias da fotografia e das inovações da moda.
A fotografia de moda, além do fotografo, exige uma grande equipa de trabalho, por trás de um editorial de moda, normalmente existe sempre, um director de arte, um produtor, um Stylist, um maquilhador e um cabeleireiro e em ocasiões, um ou vários, assistentes de produção e fotografia.
Esta equipa de trabalho normalmente trabalha em equipa, aportando cada um deles os seus respectivos conhecimentos, mas é o fotógrafo em conjunto com o director de arte que estabelecem o conceito estético, a linguagem e a história a contar através da fotografia.
Um fotografo de Moda profissional, deve estar preparado para trabalhar tanto em estúdios como em espaços exteriores. É necessário que ele tenha um domínio total sobre técnicas de luz interior e exterior, mas, sobretudo, precisa ter latente a vocação para coordenar as modelos. É fundamental que o fotógrafo saiba interagir com elas, tenha esse feeling no momento da produção, despertando nelas um grau adequado de à vontade e sensualidade.
A fotografia de moda, além do fotografo, exige uma grande equipa de trabalho, por trás de um editorial de moda, normalmente existe sempre, um director de arte, um produtor, um Stylist, um maquilhador e um cabeleireiro e em ocasiões, um ou vários, assistentes de produção e fotografia.
Esta equipa de trabalho normalmente trabalha em equipa, aportando cada um deles os seus respectivos conhecimentos, mas é o fotógrafo em conjunto com o director de arte que estabelecem o conceito estético, a linguagem e a história a contar através da fotografia.
Um fotografo de Moda profissional, deve estar preparado para trabalhar tanto em estúdios como em espaços exteriores. É necessário que ele tenha um domínio total sobre técnicas de luz interior e exterior, mas, sobretudo, precisa ter latente a vocação para coordenar as modelos. É fundamental que o fotógrafo saiba interagir com elas, tenha esse feeling no momento da produção, despertando nelas um grau adequado de à vontade e sensualidade.
O fotógrafo de moda precisa, antes de tudo, traduzir em imagens as ideias e conceitos que se querem transmitir através das fotografias. Esta tarefa demanda do fotografo de moda, além do conhecimento da tecnologia, um espírito artístico e sensível e principalmente, tacto estético.