As dietas de emagrecimento, são largamente conhecidas como uma readequação alimentar, com a redução ou restrição de determinados alimentos, para atingir um resultado no organismo. As dietas de emagrecimento mais populares podem ter como objetivo uma adequação estética nas formas do corpo, ou podem ter como meta uma melhora na saúde, como redução de colesterol e outras taxas.
As dietas de emagrecimento são indicadas por um profissional especializado, e leva sempre em consideração as particularidades e objetivos de cada pessoa. Um fenómeno perigoso foi a crescente popularização de dietas de emagrecimento, sem o acompanhamento médico, para o emagrecimento. A divulgação de diversas dietas, em revistas de moda, e adesão das mesmas por parte de pessoas com objetivos pouco claros, apenas com a ideia de emagrecimento, podem ocasionar diversas complicações ao organismo e, por vezes, nem mesmo apresentar os resultados de emagrecimento desejados.
As dietas alimentares, quando feitas sem levar em consideração as necessidades do organismo, podem ainda ser um fator corroborativo ao desenvolvimento de transtornos alimentares, como anorexia e bulimia.