Tratado de Tordesilhas

Apresentação do Tratado de Tordesilhas – O Tratado de Tordesilhas foi um tratado assinado entre Portugal e Castela em 1494, destinado a resolver as rivalidades entre (…)

Apresentação do Tratado de Tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas foi um tratado assinado na localidade de Tordesilhas entre os reinos de Portugal e de Castela em 7 de junho 1494, destinado a resolver as rivalidades entre os dois Estados Ibéricos pela posse das terras descobertas por Cristóvão Colombo em 1492. Segundo este tratado, o mundo ficava dividido por um meridiano de pólo a pólo, situado a 370 léguas (cerca de (1770 km) a Oeste de Cabo Verde; as terras já descobertas ou que viessem a ser descobertas localizadas a Ocidente desse meridiano pertenceriam a Castela e as localizadas a Oriente pertenceriam a Portugal. Era assim instituído o princípio do “mare clausum”.

A intransigência dos negociadores portugueses na distância a que deveria ser fixada a linha divisória, apanhado assim parte do que é hoje o Brasil, tem levantado muitas suposições de que a coroa portuguesa tinha já conhecimento da existência daquelas terras na altura da assinatura do tratado, eventualmente mesmo antes da chegada de Colombo às Antilhas.

No mapa abaixo, conhecido como ‘Planisfério de Cantino’ (c. 1502), carta náutica portuguesa é mostrado com destaque o meridiano de Tordesilhas.

Tratado de Tordesilhas

Algumas décadas mais tarde, e na sequência da ‘Questão das Molucas’ foi estabelecido novo acordo, através do Tratado de Saragoça, que definia uma nova linha divisória no outro lado do globo terrestre e que correspondia ao anti-meridiano do meridiano de Tordesilhas.

934 Visualizações 1 Total
934 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.