João II, Dom (1455-1495)

Dom João II, cognominado o ‘Príncipe Perfeito’, (Lisboa, 3 de Maio de 1455 – Alvor, 25 de Outubro de 1495) foi o 13.º rei de Portugal, tendo reinado entre 1481 e 1495. Era filho de Dom Afonso V e de D. Isabel de Coimbra, princesa de Portugal. Esteve com o seu pai na batalha de Toro e na conquista de Arzila, na sequência da qual foi armado cavaleiro. Em 1476, na ausência de seu pai, ficou a governar o reino e, um ano mais tarde, é aclamado rei mas ascende ao trono apenas em 1481, após a morte de seu pai, Dom Afonso V.

Durante o seu reinado fortaleceu o poder central, combatendo o excessivo poder da nobreza. Na sequência desta centralização do poder ocorreram várias conspirações, levando-o a condenar à morte o 3.º Duque de Bragança, Dom Fernando, e apunhalando com as suas próprias mãos Dom Diogo, Duque de Viseu, irmão da rainha e seu primo. Passando a governar sem qualquer oposição, prosseguiu a política de expansão ultramarina, dando grande impulso à navegação. Foi durante o seu reinado que Diogo Cão descobriu o Zaire (1485) e toda a costa de Angola (1486) e que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, ponta meridional de África. Foi também durante o seu reinado que foi negociado com os reis católicos o Tratado de Tordesilhas (1494) que dividia o mundo em duas partes.

Foi um monarca muito hábil, justo e tolerante, sendo considerado como uma das mais gloriosas figuras da História de Portugal, o que lhe valeu o cognome de ‘Príncipe Perfeito’.

559 Visualizações 1 Total
559 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.