D. Leonor Teles

Breve biografia de D. Leonor Teles

Leonor Teles (1350 – 1386), cognominada “a Aleivosa”, foi uma rainha portuguesa devido ao seu casamento com D. Fernando. Ficou, para a História, como sendo uma figura sedutora, mas perversa, inspirando, assim, vários romancistas e dramaturgos.

Leonor Teles era filha de Martim Afonso Teles de Meneses e irmã da aia da infanta D. Beatriz, irmã de D. Fernando I.

As primeiras núpcias de D. Leonor Teles tinham sido com o fidalgo D. João Lourenço da Cunha, mas o rei, ao vê-la na corte, depressa se enamorou e pediu a sua mão em casamento. Embora tivesse conseguido com que Roma anulasse o casamento anterior de D. Leonor, os dois casaram clandestinamente devido ao compromisso que já tinha em desposar D. Leonor de Aragão.

O povo, perante tal decisão, revoltou-se e provocou alguns motins, pois não queria Leonor Teles como rainha. Esta revelou ser uma péssima rainha, dominando o marido e dando largas ao seu mau carácter. Incitou a rei a declarar guerra a Castela por duas vezes, as quais se revelaram desastrosas para o país, como apoio às pretensões à Coroa de Portugal por parte do duque de Lencastre.

Leonor de Teles ainda provocou mais escândalo ao manter uma relação amorosa com o conde de Andeiro e ao engendrar intrigas que culminaram no assassínio da sua própria irmã, D. Maria Teles, pelo marido, o infante D. João.

Com a morte do rei, em 1383, a ira do povo aumentou, fazendo com que o mestre de Avis matasse o conde de Andeiro. Então, a rainha, seguida de grande parte da nobreza refugiou-se, primeiro, em Alenquer e, depois, em Santarém. Mais tarde, foi encerrada no convento de Tordesilhas, onde viria a falecer.

167 Visualizações 1 Total
167 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.