Apresentação da Ordem de Calatrava
A Ordem de Calatrava foi uma ordem religiosa (de regra cisterciense) e militar espanhola, fundada em 1164, em Calatrava, próximo de Ciudad Real. O seu símbolo era uma cruz de cor vermelha. A missão desta ordem era a de combater os muçulmanos, tendo tido um importante papel no processo de reconquista da Península. Um dos pontos altos na história da ordem foi a batalha de Las Navas de Tolosa em 1212, altura em que estabelece a sua sede num novo e mais seguro castelo: a Fortaleza de Calatrava la Nueva. É após esta altura que a Ordem de Calatrava adquire enorme poder e prestígio, o qual mantém ao longo de todo o período da Reconquista.
Após a sua fundação alguns frades instalaram-se também em território português, mais especificamente em Évora, e em 1211 o rei de Portugal D. Afonso II doo-lhes os domínios de Avis, tendo mais tarde dado origem à Ordem de Avis.
Em 1523, e à semelhança do que aconteceu com ordens militares em outros países, o Papa autorizou a Coroa Espanhola a assumir a liderança das Ordens Militares, o que, na prática, significava incorporá-las na Coroa.