Taifa

O conceito de Taifa designa, uma pequena unidade administrativa independente, como seja um emirado ou principado, de inspiração árabe na Península Ibérica, no decorrer dos séculos XI, XII e XIII.

A Taifa surge no contexto administrativo e governativo da ocupação árabe do Al-Andalus – designação árabe/mourisca, para Península Ibérica. Em 711, os árabes muçulmanos, invadiram a Península, e progressivamente foram conquistando o território aos cristãos, inicialmente sobre o selo do califado omíada, transformando em emirado em 756 pelo príncipe Abd ar-Raḥman, exilado em Córdoba após o derrube dos omíadas por parte dos abássidas em 750.

Em 929, Abd ar-Raḥman III, proclama-se califa, originando o califado de Córdoba. Durante os séculos VIII, IX, X e parte do XI, a península ocupada pelos árabes teve como regime governativo o califado e o emirado.

No século XI, eclode uma guerra civil no califado, esta guerra veio a enfraquecer e fragmentar o califado em múltiplas entidades governativas independentes – os reinos Taifa.

A desfragmentação defendeu-se em larga medida ao cariz multi-cultural, multilingue, multirreligioso do califado. Conviviam e administravam o território, muçulmanos, judeus, cristãos do norte peninsular, antigos escravos e prisioneiros de guerra, as mais variadas etnias, como europeus, árabes, berberes, eslavos e outros. Todo este mosaico favorecia o florescimento cultural, a ligação entre culturas e o desenvolvimento tecnológico e científico, mas provocou várias cisões que culminariam com o desmembramento do califado.

Em 1031, o califado é abolido, cada região assume o seu direito a independência. A cada região/Taifa correspondia uma etnia ou clã, estando a organização e formação dos reinos Taifa, amplamente associada com as causas que levaram à queda do califado. De entre as Taifas, várias destacaram-se como seja a de Sevilha, Toledo, Saragoça, Silves ou Badajoz, como demonstra o seguinte mapa;

Taifas

Esta dissipação e fragmentação, do poder islâmico provocaram, um enfraquecimento gradual da ocupação árabes da Península Ibérica, facilitou a reconquista por parte dos reinos cristãos a norte, e marcou o declínio da presença e influência árabe na Europa Ocidental.

952 Visualizações 1 Total

References:

Mattoso, José e outros; História de Portugal, vol. I, Antes de Portugal, Círculo de Leitores, 1992

952 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.