Reichswehr

Reichswehr (termo alemão que em português significa ‘Defesa do Império’ ou ‘Defesa da Nação’) era a designação dada às forças armadas alemãs entre as duas Guerras Mundiais, no período entre 1921 e 1935.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial foram impostos à Alemanha, pelo Tratado de Versalhes, vários limites quanto à constituição das suas forças armadas, nomeadamente a limitação do número de homens a um máximo de 125.000 e que este fosse composto apenas por voluntários. Foi com base nestas limitações que em janeiro de 1921 foi oficialmente Reichswehrinstituído o Reichswehr, que englobava todas as forças armadas, sendo constituído pelo Reichsheer (Exército do Império) e pela Reichsmarine (Marinha do Império).

Apesar das limitações do Tratado de Versalhes, a Alemanha foi desenvolvendo vários estratagemas para os ultrapassar, nomeadamente na questão da modernização dos equipamentos. Uma das formas utilizadas para ludibriar os aliados foi o desenvolvimento de equipamentos militares em países estrangeiros (entre os quais a União Soviética). Este facto ganhou maior dimensão com a chegada de Hitler ao poder e que secretamente inicia um programa de expansão e modernização das forças armadas, o qual se tornou público em 1935 com a substituição da Reichswehr pela Wehrmacht em 1935. Nessa altura o número de homens nas forças armadas era já de 300.000 e os equipamentos militares que possuía estavam muito para além das limitações impostas pelos aliados.

 

666 Visualizações 1 Total
666 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.