O que é a Paz de Cambrai
A Paz de Cambrai (também conhecida como Paz das Damas) é um tratado de paz assinado entre a Espanha e a França a 5 de agosto de 1529 na cidade francesa que lhe deu o nome – Cambrai. O objetivo deste tratado de paz era o o de colocar um ponto final na Guerra da Liga de Cognac que opunha uma liga liderada por Espanha e uma outra pela França.
O tratado foi firmado durante as guerras de Itália por Margarida de Áustria, em nome do seu sobrinho Carlos V, rei de Espanha, e Luísa de Sabóia, em nome do seu filho Francisco I, rei de França, razão pela qual é também conhecido como ‘Paz das Damas’ ou ‘Paz das Senhoras’. De acordo com os termos do tratado, a França recebia a Borgonha e, em troca, além de pagar uma quantia em dinheiro, renunciava às suas pretensões sobre a Itália, a Flandres e o Artois. No acordo foi também estabelecida a libertação dos príncipes franceses Henrique e Francisco, filhos do rei, que se encontravam reféns em Madrid.
O acordo, muito lesivo para os interesses franceses, viria pouco tempo depois a ser denunciado pelo rei francês Francisco I.