Panteras Negras

Panteras Negras foram um partido político e um dos maiores grupos de promoção aos direitos civis, políticos e sociais dos negros nos Estados Unidos.

Panteras Negras foram um partido político revolucionário composto apenas por negros e fundado em 1966, nos Estados Unidos.

Panteras Negras foram um partido político revolucionário composto apenas por negros e fundado em 1966, nos Estados Unidos. Mundialmente conhecido por criar ao longo de sua história políticas racistas, os Estados Unidos viviam em meados do século XX uma forte segregação racial. Os negros tinham lugares específicos para sentar em autocarros, lugares que eram proibidos de frequentar, para que não houvesse uma mistura com as pessoas brancas. Muitos eram agredidos nas ruas simplesmente por seres negros.

Com o fim da Lei Jim Crow, em 1965, que foi responsável por grande parte da segregação racial nos Estados Unidos, começaram a surgir nomes contra a cultura racista do país. Homens como Martin Luther King e Malcolm X lutaram pela conquista de direitos civis, sociais e políticos para os negros. Assim como eles, outros dois nomes dessa luta surgiram, os fundadores dos Panteras Negras: Huey Newton e Bobby Seale.

Panteras Negras: início da luta

O nome original e completo dos Panteras Negras era Partido Pantera Negra para Autodefesa. Surgiu em Oakland, na Califórnia, com o intuito de realizar patrulhas nos guetos dos negros, a fim de proteger seus moradores contra a violência de uma polícia cada dia mais racista. No entanto, por ser um partido político, os Panteras Negras atuaram em outras esferas sociais em busca de benefícios ao povo negro.

Os Panteras Negras assumiram uma ideologia conectada ao marxismo. Eles propuseram que todos os negros deveriam ser considerados isentos do pagamento de impostos, já que pagavam impostos a um país branco. Havia aí um desejo de reparação pela exploração sofrida durante séculos pelos negros, desde os anos da escravidão. O partido exigia um pagamento de uma indenização pelos antepassados escravizados, bem como exigiam a libertação de todos os negros que estivessem nas cadeias do país.

Os Panteras Negras eram a favor de uma luta armada, se isso fosse lhes garantir que atingissem seus objetivos. Desejavam que todos os negros estadunidenses se armassem. As ideias do partido o popularizaram. Contava com mais de dois mil membros, seguidores e simpatizantes e realizava atividades políticas em todo os Estados Unidos. Historicamente ficou famosos apenas pelo nome de Panteras Negras.

As manifestações dos Panteras Negras os envolveram em diversos conflitos armados com a polícia. Os primeiros anos do partido foram os mais violentos, principalmente porque o país começava a viver o fim da era Jim Crow. Ter um grupo político negro a manifestar nas ruas por seus direitos em uma época em que as leis racistas começavam a perder força era perigoso para a população branca.

panteras negras

Declínio e fim do movimento

Os confrontos entre os Panteras Negras e a polícia costumavam terminar com tiroteios, com mortes dos dois lados. Cidades como Nova York e Chicago foram palcos desses conflitos, assim como o estado da Califórnia. Durante esses conflitos o fim dos Panteras Negras começou a ser desenhado. Em 1967, após ferir mortalmente o policial John Frey durante uma abordagem, Huey Newton, um dos fundadores do grupo, foi preso e condenado a quinze anos de prisão.

Após a prisão de Huey Newton, outros membros dos Panteras Negras começaram a ser presos gradualmente, acusados de atos criminais. Conforme o número de prisões crescia, a atuação política e social do grupo diminuía, o que esvaziou o partido rapidamente. Nesse mesmo período, a polícia, animada pela dissolução iminente dos Panteras Negras, aumentou a violência nas suas abordagens com negros.

Ainda que os Panteras Negras tenham perdido força no final dos anos 1960, eles mantiveram-se ativos até a década de 1980. Ao abandonarem as manifestações violentas, optaram por estratégias voltadas diretamente para a população negra, com a prestação de serviços sociais. Mesmo com atividades mais discretas, o partido dos Panteras Negras manteve-se como um dos maiores grupos na luta pelos direitos civis do povo negro nos Estados Unidos.

panteras negras

783 Visualizações 1 Total

References:

Shames, S., Bobby, S. (2016) Power to the poeple: the world of the Black Panthers. New York: Abrams.

783 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.