Martin Luther King

Martin Luther King foi um dos maiores líderes políticos do movimento pelos direitos civis, políticos e sociais dos negros dos Estados Unidos.

Martin Luther King foi um dos mais importantes líderes do povo negro contra a segregação racial nos Estados Unidos.

Martin Luther King foi um dos mais importantes líderes do povo negro contra a segregação racial nos Estados Unidos. Ele nasceu na cidade de Atlanta, no dia 15 de janeiro de 1929. Influenciado pelo avô e pelo pai, King escolheu, assim como eles, ser pastor da igreja batista.

Doutor King, como Martin foi chamado muitas vezes, formou-se em sociologia pela Morehouse College, em 1948. Três anos depois saiu do Seminário Teológico Crozer, pois queria dedicar-se à vida religiosa. Em 1955, fez doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston. Foi lá que conheceu sua esposa, Coretta Scott King, com quem teve quatro filhos.

martin luther king

Martin Luther King: um homem de paz

Durante sua infância e adolescência, Martin Luther King viveu a política de segregação racial que dominava todo os Estados Unidos na época. Desde o início de sua carreira política, por isso, King foi um ativista dentro do movimento negro, que lutava pela igualdade política, civil e social entre negros e brancos.

King integrou o grupo de líderes negros que, em 1955, realizou um boicote aos autocarros na cidade de Montgomery. Esse ato de protesto ocorreu devido ao conhecido caso Rosa Parks, uma mulher negra que foi presa quando negou-se a ceder seu lugar a uma mulher branca dentro de um autocarro.

Esse boicote durou cerca de 382 dias, mas valeu a pena. Martin Luther King e os demais líderes do movimento saíram vitoriosos quando a Suprema Corte Americana tornou ilegal qualquer ato de discriminação racial em transportes públicos. Devido ao boicote, King foi preso, sua casa foi bombardeada além de ter sofrido diversos outros atentados. Além disso, ele foi preso outras 19 vezes, além de ter sofrido ataques pessoais ao denunciar crimes ou violências contra afrodescendentes.

Apesar de os grupos contrários a King o atacarem, Martin sempre preferiu não utilizar de violência. A estratégia escolhida por ele era baseada nas ideias cristãs, na pregação de amor ao próximo. Ao optar por uma revolução pacífica, Martin Luther King provocava o ódio e a ira de autoridades e grupos racistas como a famosa Ku Klux Klan. King, inclusive, encontrou desafetos em outros ativistas negros da época, que eram adeptos da violência, como os Panteras Negras e Malcolm X.

martin luther king

“Eu tenho um sonho”

A manifestação política e civil mais importante e famosa realizada por Martin Luther King ocorreu em 1963. Conhecida como a “Marcha sobre Washington”, ela reuniu 250 mil pessoas. É durante esse evento que Dr. King pronunciou seu célebre discurso comumente intitulado “I have a dream” (Eu tenho um sonho).

Martin Luther King foi o homem mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 1964, aos 35 anos. Quando King soube que ganhou o prêmio, anunciou que doaria o valor recebido, na época 54,123 mil dólares, para a causa dos direitos civis. Ele foi assassinado no dia 4 de abril de 1968, na cidade de Memphis, enquanto se preparava para realizar mais uma marcha civil. Apesar de James Earl Rey ter confessado ser o autor do assassinato, a real autoria do crime ainda é uma dúvida, visto que, posteriormente, James recusou a confissão.

Trecho do discurso “Eu tenho um sonho”:

“Digo-lhes, hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais”.

Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade.

Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu carácter.

Tenho um sonho, hoje.

Tenho um sonho que um dia o estado de Alabama, com os seus racistas malignos, cujos lábios do governador atualmente pronunciam palavras de recusa, seja transformado numa condição onde pequenos rapazes negros, e raparigas negras, possam dar-se as mãos com outros pequenos rapazes brancos, e raparigas brancas, caminhando juntos, lado a lado, como irmãos e irmãs.”

568 Visualizações 1 Total

References:

https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/1964/king-bio.html

https://www.martinlutherking.org/

568 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.