Maria Antonieta

Breve biografia de Maria Antonieta

Filha do imperador Francisco I e de Maria Teresa de Áustria, Maria Antonieta (1755 – 1793) foi uma célebre rainha francesa.

Em 1770, quando tinha catorze anos, desposou o delfim de França, futuro Luís XVI, no intuito de melhorar as relações diplomáticas entre a França e a Áustria.

Dotada de uma espiritualidade significativa e dona de uma grande beleza, logo se adaptou à corte frívola de Versalhes, embora nutrisse pouca simpatia pelas reformas que esta operava. Foi largamente acusada de se servir da sua influência junto do rei para, deste modo, favorecer a política e os interesses austríacos, tornando-se, como consequência, extremamente impopular por entre os membros da corte e do povo.

Durante a Revolução Francesa incitou o rei à resistência, tentando salvar a realeza. Todavia, com a queda da Casa Real, acabou por ser encarcerada. Perante o tribunal militar, ou revolucionário, mostrou sempre uma grande serenidade e brio, atributos que manteve até ao cadafalso.

169 Visualizações 1 Total
169 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.