Imaginada e concebida por André Maginot alguns anos depois da I Guerra Mundial com o intuito de impedir uma invasão por parte dos alemães, a Linha Maginot (em francês, Ligne Maginot), como o próprio nome indica, diz respeito a uma linha ou um sistema defensivo com aproximadamente 200 km que foi construído em França. A sua construção decorreu de 1927 a 1936, mas o próprio Maginot não veria a sua obra finalizada, dado que acabaria por falecer em 1932 vítima da febre tifoide.
Mais especificamente, este sistema de grande complexidade tecnológica e militar consistia numa série de fortificações, vias subterrâneas, casamatas e postos de observação que foram construídos na fronteira nordeste da França, ou seja, ao longo da fronteira com a Alemanha. Apenas a região do Sarre não foi fortificada, uma vez que a sua defesa seria feita por inundações provocadas artificialmente.
No entanto, em 1940, a Alemanha, ao declarar guerra à França, em vez de atacar a poderosa linha, contornou-a pela Bélgica e conseguiu invadir a França.
Dada a solidez e a possibilidade de servirem como abrigo na eventualidade de ataques atómicos, as casamatas foram integradas no sistema defensivo da OTAN.