O que foi a Liga de Cambrai
A Liga de Cambra foi uma aliança estabelecida a 18 de dezembro de 1508, na cidade francesa de Cambrai (ou Cambraia em português), por Maximiliano I, imperador do Sacro Império Romano Germânico, Luís XII, rei de França, Fernando, o Católico, rei de Aragão, e à qual também aderiu posteriormente o papa Júlio II.Faziam ainda parte da Liga o Ducado de Ferrara, o Marquesado de Mantova, o Reino Pontifício, o Reino da Hungria e o Ducado de Savoia. O objetivo desta aliança era tomar a Veneza vários territórios que esta possuía na Península da Itália, interrompendo assim a crescente influência desta Cidade-Estado no norte de Itália.
As hostilidades contra Veneza foram iniciadas em 1 de abril de 1509 e a primeira batalha ocorre em 14 de maio, com os exércitos franceses a vencerem os venezianos na Batalha de Agnadel, nas proximidades de Cremona. A 21 de dezembro desse mesmo ano, quando tenta atacar Ferrara através do rio Pó, a frota Veneziana é também derrotada pela artilharia de Ferraria colocada ao longo do rio.
Contudo, e apesar das derrotas sofridas, no ano seguinte, em 1510, e aproveitando-se das fricções entre o papa e o rei de França, Veneza consegue habilmente desfazer a Liga e a 4 de outubro de 1511 consegue mesmo o apoio do papa contra a França, formando uma Santa Liga com os Estados Pontifícios.