Haroldo Hardrada

Haroldo Sigurdsson nasceu no ano 1015, na Noruega em Ringerike e morreu em 26 de Setembro de 1066 em Yorkshire, foi um conquistador, exilado, mercenário e comandante militar. Filho de Sigurd Syr. Mas acima de tudo isto foi um viking. De acordo com a mitologia escandinava ele era descendente do

Haroldo Hardrata

primeiro rei da Noruega, Haroldo Cabelo Belo, ficou para a posteriedade conhecido como Haroldo Hardrada devido à sua dura governação. Faz parte de uma longa linhagem de guerreiros vikings que devastou, espoliou e saqueou grande parte da eruopa. A Era Viking alterou a cultura, a paisagem e a língua europeia e Haroldo Hardrada foi o mais proeeminente dos vikings. Nascido numa família nobre, foi educado para seguir a mentalidade que tornou a escandinávia a senhora do mundo por quase 300 anos. A primeira batalha em que Haroldo Hardrada particiou foi em 1030 com apenas 15 anos. Esta batalha acontece no seguimento do retorno do exílio por parte do seu irmão Olavo Haroldosson. Hardrada junta-se a ele contra o Rei da Dinamarca que tinha tomado o trono da Noruega. Com os 600 000 que Hardrada reuniou ele em 29 de Julho de 2030 lutou com os dinamarqueses ao lado do seu irmão na Batalha de Stiklestad. Apesar do poderio militar de Hardrada ele foi derrotado e o seu irmão morreu em combate. Hardrada escapou à morte por pouco, devido ao auxilío do seu amigo Rögnvald Brusason que permitiu que Harold chegasse a uma quinta no Leste da Noruega onde passou algumas semanas a tratar dos seus sérios ferimentos. Durante o ano seguinte exilou-se na Suécia para tentar recuperar do desconsolo que a sua primeira derrota lhe provocou. Quase nada se sabe acerca do que ele fez durante a viagem pelas montanhas da Suécia coberto de Escuridão.

O que se sabe é que pouco tempo depois em 1031, com apenas 16 anos ele foi nomeado por Yaroslav, o Sábio, Grão-Príncipe de Kiev-Rus líder das suas forças, e foi rapidamente enviado para a fronteira ocidental para combater os polacos. Aqui ele obteve uma grande vitória, junto com um massacre que empurrou os seus oponentes de volta para o centro do seu distante território. Após isto ele venceu outras batalhas nomeadamente na Estónia e contra os nómadas pechenegues, com quem os kievianos lutavam há décadas. Diz-se que Hardrada era demoníaco no campo de batalha, que era movido por uma força sobrenatural enquanto perseguia o sangue inimigo. Junto com 500 homens que lhe eram leais, e tendo conquistado grande fama ele partiu pela Europa à procura de fama e riqueza. Em 1034 chegaram a Constantinopla, capital do Império Bizantino. Foram incorporados pelo Imperador Miguel IV à Guarda Varangiana. Apesar desta guarda ser apenas para proteger o imperador e controlada por ele, Hardrada, devido à sua sede de sangue combateu outras partes do Império. Assim, tal qual uma praga Hardrada combateu rebeldes na Sicília, piratas árabes no Mediterrâneo, e fortalezas árabes no Ásia Menor. No campo de batalha ele posicionava-se como um touro enraivecido. Ao retornar em 1041 a Constatinopla ele conseguiu a fama que almejava e também uma fortuna pelos longos 7 anos de pilhagens. Hardrada teve que enviar parte da sua riqueza a Yaroslav visto que nenhum barco conseguia transportar tanto peso, em metias preciosos e jóias. A morte do imperador Miguel IV, seu protetor, fez com que Hardrada caísse em desgraça e fosse apanhado no meio da guerra pela sucessão. Assim, ele regressa a Kiev-Rus de barco, pelo mar negro. Ele casa com filha do Grão-Príncipe Ellisif e durante um período instala-se durante os três anos. Participou nalguns combates, mas a sua vida foi relativamente pacifíca. Apesar de já se terem passado cerca de 15 anos ele ainda era atormentado pela sua derrota na primeira batalha, portanto decidiu retornar até a sua terra natal . Em 1046 alcança a Noruega e alia-se a Magno, que acedeu dividir a sua fortuna em troca do auxílio de Hardrada. Durante dois anos, Magno e Hardrada comandam o destino da Noruega, que então já tinha conseguido a independência, em cortes separadas e raramente se encontrando. Contudo, Hardrada ainda queria vingar o seu irmão, portanto em 1048 pilhou a Jutlândia e incendiou e saqueou Hedeby, o maior entreposto comercial da Dinamarca. Lançou ainda um ataque naval contra o pretendente ao trono da Dinamarca Sweyn Estridsson. Na Batalha de Nisa Hardrada comandou 300 navios. Apesar da vitória e de sucessivos raides Hardrada nunca conquistou a Dinamarca. Por motivos financeiros declarou tréguas em 1064 e virou-se para outro território, a Inglaterra. Em 1066, aos 50 anos, lançou um raide com 300 dracares e 15000 homens. Em

Batalha de Stamford Bridge

12 dias esmagou 5000 ingleses na Batalhe de Fulford. Mas esta foi a sua última vitória. Passados cinco dias, o exército norueguês foi surpreendido por Haroldo Godwinson o Rei Inglês na Batalha de Stamford Bridge. Aqui Hardrata viria a conhecer a Morte.

2355 Visualizações 1 Total
2355 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.