Friedrich Engels

Breve olhar sobre a biografia e o pensamento de Engels

Friedrich Engels (1820-1895), braço direito de Karl Marx (1818-1883), foi um filósofo e teórico político alemão, nascido em Barmen, hoje Wuppertal.

Embora tenha crescido no seio de uma família abastada, ligada à indústria, Engels abraçou, desde cedo, os ideais comunistas. Autodidata, o seu percurso para o socialismo iniciou-se com a experiência direta que teve ao contactar, primeiro, com o proletariado da sua região e, depois, em Manchester, cidade na qual o seu pai tinha uma filial da sua fábrica.

Aquando do seu serviço militar, em Berlim, Engels foi uma voz ativa do movimento de esquerda intitulado “jovens hegelianos”.

Contudo, em 1842, já a viver em Manchester e após ter travado conhecimento com Marx, Engels direcionou as suas ideias do idealismo hegeliano para o socialismo científico, redigindo «Esboço de uma Crítica de Economia Política» (1843). Em colaboração com Marx, escreveu também «Sagrada Família» (1845), «Ideologia Alemã» (1846) e o célebre «Manifesto do Partido Comunista» (1848).

Em 1848, participou na revolução alemã, mas, após o seu falhanço, regressou a Inglaterra. Em 1870, tornou-se secretário da Internacional.

O pensamento de Engels é parte integrante do marxismo e a sua evolução marca o momento de transformação do marxismo para o materialismo dialético.

Friedrich Engels deixou-nos ainda um imenso volume de correspondências, bastante importante para o estudo do seu pensamento.

 

 

 

259 Visualizações 1 Total
259 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.