Franklin D. Roosevelt (1822-1945) foi um político norte-americano, membro do partido democrata, que, em 1933, se tornou o trigésimo segundo presidente dos Estados Unidos, cargo que ocupou três vezes consecutivas, até 1945.
Roosevelt nasceu em Nova Iorque, concluiu os estudos de Direito em Harvard e, depois, voltou para Nova Iorque, onde começou a exercer advocacia. Em 1910 foi eleito senador e, de 1913 a 1920, desempenhou as funções de secretário-adjunto da Marinha.
Entretanto, embora tenha-lhe sido diagnosticada uma paralisia, poliomielite, a qual lhe inutilizou os membros inferiores e quase colocou em risco a sua carreira política, Roosevelt, em 1928, ascendeu a governador do estado de Nova Iorque e, quatro anos depois, recebeu o apoio do seu partido para se candidatar à Presidência da República.
Uma vez eleito, quando os Estados Unidos atravessavam um período de recessão económica, Roosevelt lançou-se numa política de encorajamento ao trabalho, ao crescimento económico e de combate ao desemprego operário, o que levou o país a conhecer uma fase de estabilidade. Este período ficou conhecido como New Deal, cujo princípio fundamental assentou na intervenção do governo nas atividades económicas.
A partir de 1940, começou a preparar o seu país para a guerra, na qual acabou, efetivamente, por se envolver um ano depois após o ataque japonês a Pearl Harbour.
Roosevelt foi ainda um dos principais responsáveis pela vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, embora tenha falecido meses depois, no dia 12 de abril de 1945, em Geórgia.