Era Viking

A denominada Era Viking iniciou-se no século IX d.C. e terminou a meados do século XI com a constituição dos Reinos Nórdicos e conversão gradual ao cristianismo.

De forma a compreender o conceito de Era Viking é necessário perceber sobre que preceitos esta Era enquadrava-se. Geograficamente os povos, tribos, regiões que iniciaram esta Era, localizavam-se na Escandinávia, naquilo que consideramos actualmente como Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia.

A demarcação histórica que é feita desta época tem que ver com aspectos, culturais, económicos, sociais, linguísticos e religiosos. Os povos que habitavam no norte da Europa partilhavam a mesma língua, o nórdico antigo, a adoração dos mesmos deuses, a crença no clã de deuses que residia em Asgard, compondo a base fundamental da mitologia nórdica Aesir.

A vida quotidiana na Era Viking era muito simples, essencialmente relacionada com o cultivo de cereais e a pecuária. Não existiam grandes concentrações populacionais, o urbanismo era muito pouco desenvolvido. As poucas cidades que existiam tinham como finalidade o comércio.

O que marcaria de forma determinante a época viking foram as viagens por eles feitas, assenta numa construção e design naval muito avançada para a época, que permitia aos barcos viking, os Dracar, navegar tanto em mar alto como em rio, com eles atingiram o Norte da América, descobriram e colonizaram a Islândia e Gronelândia. Chegaram á Grã-Bretanha, á Europa Ocidental, ao Mar Mediterrâneo, ao Leste da Europa, com quem estabeleceram relações comerciais e serviam como mercenários ao serviço das diversas entidades políticas da região.

Dracar

Dracar

A cultura de guerra em que a mitologia nórdica assentava, o caos, o medo, as pilhagens e a violência associada aos seus ataques na Europa, eram considerados pelos povos cristãos como demónios e um flagelo de Deus.

Mas gradualmente os vikings foram assimilando as ideias civilizacionais da Europa, conquistaram durante alguns momentos da história a Inglaterra, foi-lhes atribuída terras na França, a Normandia, marcaram presença na Sicília e Sul de Itália. E mais importante no século X e XI começaram a formar-se os Reinos da Suécia, Dinamarca e Noruega, indo em choque com a tradição administrativa viking de descentralização.

Esta alteração de paradigma político-social e até económico com a crescente fixação de nórdicos em cidades, em contraponto à ruralidade habitacional e económica anterior aliada com a gradual conversão destas regiões ao cristianismo, aproximou os povos nórdicos da cultura e vida do resto da Europa, afastando-se das características que tinham estado na origem da sua prevalência na Europa da Idade Média, e colocando um ponto final na época viking no século XI.

1552 Visualizações 1 Total

References:

BALARD, Michel (et alii); A Idade Média no Ocidente: dos Bárbaros ao Renascimento, D.Quixote, 1994

1552 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.