Coco Chanel

Coco Chanel, estilista de moda francesa, que revolucionou o mundo da moda e da alta-costura. Rompeu com dura elegância da Belle Epoque com o seu estilo casual, confortável e informal, libertando a mulher de espartilhos e enfeites volumosos. Uma visionária que através da sua forma de entender a moda e as necessidades femininas, marcou um ponto de viragem na moda, na sociedade e na liberdade da mulher, expressando as aspirações de liberdade e igualdade das mulheres do século XX.

Converteu-se desde os anos 20, na grande dama da moda francesa, a sua influencia abrangeu desde a maneira de vestir, até à maneira de cortar o cabelo, passando pelos perfumes, os sapatos e os acessórios, foi um símbolo da mulher moderna, activa e livre.

Coco

Gabrielle “Coco” Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, nasceu no dia 19 de Agosto de 1883 na pequena vila de Saumur, França, filha de uma lavadeira, Eugénie Jeanne Devolle e de um comerciante, Albert Chanel.

Em 1895, após a morte da mãe, com apenas 11 anos de idade é enviada pelo pai, para o Orfanato, Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, onde aprende a costurar. Anos mais tarde, com 18 anos, deixa o orfanato e vai morar para o Institut Notre-Dame de Moulins, uma pensão reservada para raparigas dirigida por religiosas católicas e 1903 começa a trabalhar para um Ateliê de costura especializado em roupa para a casa.

Em meados de 1907, começa a frequentar um Café-concerto chamado La Rotonde, onde começa a trabalhar como cantora. Activa e extrovertida, Coco desafiava as leis sociais do seu tempo, falando sem problemas de igual para igual com os homens. O seu apelido de Coco, acreditasse, ter surgido nessa época, possivelmente atribuído por um dos muitos soldados que frequentavam o café e a partir da canção “Qui qu’a vu Coco dans l’Trocadéro” que cantava frequentemente.

É também no La Rotonde, que ela conhece e começa uma longa amizade/relação com Etienne Balsan, um jovem rico pertencente à socialite, que lhe proporciona frequentar ambientes de alta classe e lhe ensino a mover-se em sociedade, onde, por volta de 1909, acaba conhecendo o que seria um dos homens mais importantes da sua vida, o jovem inglês Arthur Boy Capel.

Pouco depois muda-se para um pequeno apartamento em Paris e em 1910, abre a sua primeira boutique de chapéus, a “Chanel Modes” no numero 21 da rua Cambon, em Paris. Um sucesso imediato que a faz entrar no mundo da moda francês e leva até as primeiras paginas das revistas de moda mais prestigiosas de Paris.  As atrizes francesas mais famosas começam a usar os seus chapéus, o que vais contribuindo para que o seu nome e reputação se vá consolidando no mundo moda francês e leva o seu trabalho, até as primeiras paginas das revistas de moda mais prestigiosas de Paris.

A partir do sucesso da primeira loja, em 1913, abre a sua segunda boutique na elegante Vila de Deauville, onde impõe a sua moda à sociedade “chic” da época com roupa desportiva, para montar a cavalo e para ir à praia. as nova linha de roupa desportiva, revoluciona a relação de mulheres com o seu próprio corpo e com o seu estilo de vida.

Em 1915 já com uma notável reputação, Coco abre a sua primeira casa de costura em Biarritz, França. E em 1918 abre a sua segunda casa de costura, no numero 31 da rua Cambon, em Paris.

Com o inicio da Segunda Guerra Mundial, Coco compreende que os tempos exigem roupas muito mais confortáveis e funcionais, adaptadas às novas circunstâncias. É neste momento que o estilo Coco Chanel começa a destacar entre a moda francesa, ela trabalha para a nova mulher do século XX, que necessitava roupas elegantes e confortáveis, sóbrias para o trabalho, com tecidos fluidos e inspirados no guarda-roupa masculino.

A sua fixação pelo masculino, pela funcionalidade e a comodidade no estilo, fizeram que retocasse por completo a silhueta feminina. O seu perfeccionismo e elegância, marcou a sua e a trajectória da marca Chanel. A ela devemos: o corte de cabelo curto, a banalização e elegância do preto, as primeiras calças femininas, os fatos completos para mulher, as pérolas, o tweed, os vestidos de malha e os icónicos sapatos confortáveis de bicos arredondados e tacão baixo.

Em 1921 lança o seu primeiro perfume, elaborado por Ernest Beaux, um dos mais famosos ícones da Casa Chanel, o perfume Chanel nº5, que curiosamente te este nome, porque foi o quinto perfume apresentado a Coco. Para além de ser uma de suas criações mais icónicas, também foi, uma das principais fontes de rendimento da sua fortuna, já que só direitos de fabricação nos Estados Unidos, recebia cerca de dois milhões de dólares por ano.

Sucesso que pode agradecer em grande parte, à também irónica, Marilyn Monroe, que tornou o perfume num símbolo de feminilidade, um item indispensável entre as mulheres, quando durante uma entrevista, assegurou aos jornalistas que, para dormir apenas usava algumas gotas de Chanel No. 5.

1924, fica marcado na vida de Coco e da Casa Chanel, pelo lançamento da primeira coleção de maquilhagem e pela criação de “Société des Parfums Chanel”, que tinha como objectivo a exclusiva criação e comercialização de perfumes e produtos de beleza.

A Segunda Guerra Mundial, obriga-a a fechar os seus salões, apenas permanece aberta a casa de costura no numero 31 da rua Cambon. Em Agosto de 1944 é detida, acusada traição por causa da relação que mantinha com um diplomático alemão, Hans von Dincklage. Depois de isso, decide afastar-se do mundo da moda e de Paris, exilando-se durante vários anos na Suíça.

Em 1954, com setenta e um anos de idade, decide reabrir a casa Chanel, porque segunda ela, estava aborrecida das modas que existiam e apesar da idade, Coco, volta a causar sensação com as suas criações e a ter um grande sucesso.

Coco Chanel trabalhou até aos últimos dias de vida, faleceu no dia 10 de Janeiro de 1971, no Hotel Ritz em Paris, onde viveu durante muitos anos e foi sepultada no Cemitério Bois-de-Vaux, Lausana, Vaud na Suíça. Morreu sozinha rodeada de mistério e encanto, deixando para trás uma herança de estilo para todas as mulheres.

1346 Visualizações 1 Total
1346 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.