Batalha de Bouvines

Apresentação da Batalha de Bouvines

A Batalha de Bouvines, ocorrida na aldeia de Bouvines no norte de França em 27 de Julho de 1214 e que colocou um fim na Guerra Anglo-Francesa de 1202-1214. Nela, o rei francês Filipe Augusto, apoiado quer pelos cavaleiros, quer pelas milícias comunais, derrota o imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Otão IV, e os seus aliados João Sem Terra, rei de Inglaterra, Fernando de Portugal, conde da Flandres e Renaud, conde da Bolonha.

Esta batalha, geralmente considerada pelos historiadores como a primeira que exprimiu o verdadeiro sentimento nacional francês, teve importante consequências para todos os participantes. Por um lado, permitiu aos franceses o domínio sobre territórios da França que haviam pertencido a João, tio materno e aliado de Otão e que na altura eram disputados por vários reinos e condados vizinhos. Por outro levou à deposição e substituição de Otão por Frederico II de Hohenstaufen, à significativa perda de poderes de João Sem-Terra que, perante a revolta da nobreza inglesa se vê obrigado a assinar um documento que lhe limita os poderes e que ficou conhecida como a Magna Carta, e ainda à captura e prisão dos condes Fernando da Flandres e Renaud da Bolonha.

790 Visualizações 1 Total
790 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.