Quem foram os Afsháridas
Os Afsháridas foram um dinastia persa, nascida na Pérsia em 1736, após o declínio e enfraquecimento dos Safávidas face aos rivais otomanos, russos e afegãos. No tempo dos Afsháridas o império adquiriu uma grande expansão territorial num curto espaço de tempo. Este rápido crescimento poderá estar na origem da sua curta longevidade, que não foi além de 1796. A fonte do poder imperial Afshárida assentava sobre a tribo que o originou – os afshar, uma tribo originária da Ásia Central e de ascendência turcomana.
A partir do final do século XVII e início do XVIII, os afegãos passaram a ser uma grande ameaça para os Safávidas, conquistando e pilhando faixas do território persa. Nessa altura, Nadir, líder dos afshar alia-se aos afegãos na invasão da Pérsia, que resultaria na deposição dos Safávidas em 1722. Contudo, em 1727 Nadir passa a servir o herdeiro ao trono Safávida, Tahmasp, e em 1729, em larga medida graças aos afshar, os afegãos são expulsos da pérsia. Tahmasp sobe ao trono persa, mas apenas como mera figura decorativa, pois era Nadir quem realmente detinha o poder. Esta situação mantém-se até 1736, ano em que Nadir se declarae governante (Shah ou Xá) da Pérsia, dando assim origem à dinastia dos Afsháridas.
Territorialmente, Nadir estendeu o Império até ao norte da Índia e ocupou regiões na Ásia Central e Médio Oriente. Tentou conciliar sunitas e xiitas no domínio territorial imperial, numa tentativa de aumentar as fileiras do exército, de forma a alimentar a sua sede por conquistas. Numa época em que as potências europeias se tornavam verdadeiras grandes potências não só regionais mas globais, Nadir Shah foi o último grande conquistador a emergir no Médio Oriente. Em 1747 acaba por ser assassinado pelo seu crescente comportamento violento e paranóico, o que terá incitado ao surgimento de rebeliões internas, que viriam a estar na génese das duas dinastias governantes seguintes da Pérsia, os Zand e os Qajar.
A dinastia afshar foi composta por quatro governantes, Nadir Shah (1736-1747); Adil Shah (1747-1748); Ibrahim Shah (1748) e Shahrokh Shah (1748-1796), mas na verdade o Império Afshárida nasce e morre com Nadir, pois os restantes governantes afshar, não conseguiam exercer um poder efectivo sobre o território face ao crescimento de influência dos Qajar e dos Zand.