Plutarco

Plutarco foi um influente filósofo, historiador, biógrafo e ensaísta da época clássica romana.

Biografia de Plutarco:

Plutarco nasceu em Queroneia na Grécia em 46 após o nascimento de Cristo, morreu em 120 aos 74 anos em Delfos. Ao tornar-se cidadão romano ficou conhecido como Lucius Mestrius Plutarchus.

Estátua Plutarco

Estátua Plutarco

Estudou matemática e filosófica na Academia de Atenas em 66 e 67. Viajou um pouco por todo o mundo conhecido e considerado civilizado na época, deslocando-se desde o Egipto até Roma e Ásia Menor. Plutarco tornou-se em 95 sacerdote de Apolo em Delfos.

Durante a sua estadia em Roma, leccionou filosofia, aprendeu latim e desenvolveu diversos estudos sobre a História da Antiguidade. Pelo seu carisma, influência, conhecimento e residência temporária em Roma, foi-lhe concedida a cidadania romana.

As fontes da época referem que passou boa parte da sua vida na cidade natal, Queroneia, envolvendo-se nos mais variados actos de administração e regência da região. Aquando das visitas e viagens ao estrangeiro, servia igualmente como embaixador diplomático e económico de Queroneia. A sua intervenção no dia-a-dia da cidade estendia-se às tarefas mais simples e humildes, como limpeza ou reparações.

Durante a estadia de Plutarco em Roma, desenvolveu trabalhos históricos e biográficos sobre os imperadores romanos Augusto, Nero, Tibério, Otão, Galba, Vitélio, Calígula e Cláudio, infelizmente a generalidade destes trabalhos não sobreviveram ao passar dos anos.

Como filósofo seguia a linha de pensamento de Platão, fundador da Academia de Atenas onde Plutarco estudou. Terá compilado aproximadamente 230 livros, abordando os mais variados assuntos história, religião, filosofia e estudos ensaístas, onde reflectia sobre a inteligência humana comparada com os animais entre outros temas.

O enorme trabalho, que desenvolveu sobre grandes nomes da cultura grega e romana clássica permitiu, que hoje em dia tenhamos um conhecimento esclarecedor de personalidades como Júlio César ou Alexandre, o Grande. Da sua vasta obra podemos destacar a ‘Vidas Paralelas’, onde são feitos os tais retratos biográficos de influentes personalidades da Antiguidade Clássica.

Graças ao trabalho desenvolvido por este filósofo e historiador antigo, temos uma noção esclarecedora das nossas origens civilizacionais em termos políticos, económicos, sociais e religiosos.

963 Visualizações 1 Total

References:

BLOCH, Marc; Introdução à História, Ed. Europa-América, 1976

CARDIM, Pedro (coord.); A História: Entre Memória e Invenção, Edições Europa-América, 1998

963 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.