Lagash

Lagash foi uma das mais importantes cidades da Antiga Mesopotâmia, berço da civilização como a conhecemos.

A Antiga cidade de Lagash localizava-se próximo da junção do rio Tigre com o Eufrates a noroeste deste marco geográfico, e a leste da antiga cidade Suméria de Uruk.

Relatos inscritos da época descrevem esta cidade como competitiva, com uma vibrante vida cultural, económica e em constante rivalidade com as cidades vizinhas no final do terceiro milénio antes do nascimento de Cristo.

Nesse mesmo milénio a expansão iniciada por Sargão a partir da cidade de Acádia, resultou na fundação de um império e a ascensão de um novo poder na região. Lagash acabaria anexada por esta nova entidade politica mas manteve uma gestão autónoma.

Com a queda do Império Acadiano volta a recuperar a sua soberania. Com esta nova independência nasce outra época dourada para a cidade. As rotas comerciais partiam e chegavam a esta cidade a partir da Península Arábia e do que actualmente é conhecido como Síria. Esta fervilhar económico tornou Lagash a maior cidade do mundo nas décadas finais do terceiro milénio. Os territórios estendiam-se muito mais além das muralhas da cidade que tornou-se capital de um reino. Faziam parte dos territórios de Lagash mais dezassete cidades e aproximadamente quarenta vilas e governava um território de 1600 quilómetros quadrados.

O declínio desta cidade não é completamente compreendido, mas segundo inscrições em templos e monumentos pode estar associada com os constantes conflitos com as cidades vizinhas que resultaram no enfraquecimento de Lagash que viu-se impedida de rivalizar com novos poderes emergentes na região.

1428 Visualizações 1 Total

References:

GLASSNER, Jean-Jacques ; “A Mesopotâmia até às invasões aramaicas do fim do II milénio”, in As Primeiras Civilizações da Idade da Pedra aos Povos Semitas (dir. Pierre Lévêque), Edições 70, 2009.

1428 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.