Idade da Pedra

A Idade da Pedra ficou marcada pela utilização de ferramentas em pedra que auxiliavam o quotidiano dos seres humanos e pelo estabelecimento das primeiras bases civilizacionais.

A Idade da Pedra iniciou-se à aproximadamente dois milhões e meio de anos, com a utilização da primeira ferramenta em pedra pelos ancestrais genéticos do Homem. O fim desta Era não é consensual entre a Arqueologia, estando dependente de quando determinada civilização começou a fundir e utilizar ferramentas metálicas.

Diversas civilizações apenas travaram conhecimento com ferramentas metálicas quando privaram com civilizações tecnologicamente mais desenvolvidas, por exemplo determinadas tribos africanas e indígenas da região do Pacífico nunca tinham fundido metal até a expansão marítima europeia nos séculos XVI e XVII.

Obviamente que mediante o desenvolvimento da generalidade das civilizações o término da Idade da Pedra é estabelecido, dependendo da região, entre 6000 a.C. e 2500 a.C., a generalidade da Euroásia e África começaram a fundir metal. Foi um longo caminho percorrido pelo Homem até começar a utilizar ferramentas metálicas, a Idade da Pedra é dividida em três períodos, o Paleolítico, o Mesolítico e o Neolítico.

O Paleolítico marcou o início de utilização de ferramentas em Pedra Lascada, ou seja, os ancestrais humanos começaram a utilizar ferramentas rudimentares e pouco trabalhadas para os auxiliar no dia-a-dia. No Mesolítico começaram a ser dados os primeiros passos para a revolução da instrumentalização humana, com a utilização de ferramentas em Pedra Polida, instrumentos em pedra trabalhada e perfeitamente adaptados e aperfeiçoados para efectuar determinada tarefa.

O Neolítico foi o período mais revolucionário de todos, lançando as bases para a civilização humana tal como a conhecemos. Nesta subdivisão da Idade da Pedra é feita a transição de um sistema de colheita e caça de bens alimentares, para um sistema produtivo agrícola e pecuária, que levou à sedentarização da raça humana e florescimento das primeiras civilizações. Sem a necessidade de procurar bens alimentares como sejam vegetais, frutos ou animais, o ser humano tornou-se sedentário, libertando tempo para a realização de outras tarefas como o pensar e a evolução tecnológica que conduziria á fundição de ferramentas em metal. Com o aparecimento das primeiras aldeias e vilas, também surgiram alguns dos aspectos menos positivos da civilização como a guerra, inicialmente travada num contexto de sobrevivência e apreensão de bens alimentares, mais tarde evoluiria para o enquadramento politico e económico dos nossos dias, com o desenvolvimento destes sistemas.

Ferramentas Idade da Pedra

Ferramentas Idade da Pedra

Conhecida por Idade da Pedra, esta Era ficou marcada por outras importantes inovações que não limitavam-se à utilização de ferramentas em pedra. O controlo sobre o fogo; permitiu ao ser humano confeccionar os alimentos facilitando a digestão; afastar os animais selvagens que constantemente ameaçavam e restringiam o desenvolvimento demográfico e prover aquecimento durante o inverno, mais tarde seria um dos ingredientes fundamentais para a fundição de metais.  Na Idade da Pedra começaram a ser utilizadas as primeiras roupas feitas da pele de animais, estas roupas permitiram aos nossos antepassados fixarem-se em regiões mais frias, esta deslocação é outra característica desta fase da História da Humanidade, partindo de África os seres humanos fixaram-se um pouco por todo o mundo.

A construção dos primeiros aglomerados civilizacionais, promoveu o florescimento das primeiras religiões e escrita, inicialmente através da pintura de representações na parede e que posteriormente evoluíram para inscrições.

O fim da Idade da Pedra foi estabelecido quando começaram a ser fundidos os primeiros metais. A Idade da Pedra foi fundamental para a dispersão humana pelo globo e para a transição de um estilo de vida irracional de sobrevivência, para um de racionalidade civilizacional. Os mais de dois milhões de anos desta demarcação histórica da raça humana elucidam, do longo processo evolutivo que o ser humano teve até o florescimento das primeiras grandes civilizações no Médio Oriente. A Idade da Pedra deu lugar à Idade do Bronze.

710 Visualizações 1 Total

References:

JORGE, Susana O. ; Domesticar a Terra, Gradiva, 1999.

FOLEY, R. ; Humanos antes da Humanidade, Teorema, 1995.

710 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.