Hunos

Os Hunos foram uma tribo nómada originária na Ásia Central que esteve na origem de muitos dos movimentos migratórios que provocaram a queda do Império Romano do Ocidente.

Os Hunos eram originários daquilo que actualmente é considerado como Ásia Central. Pouco se sabe com certeza sobre a origem deste povo, a informação que chegou aos nossos dias é relativa a fontes chinesas, persas, gregas e romanas. Não existe informação histórica produzida pelos Hunos que permita um estudo historiográfico preciso.

Especula-se que possam ter estado na origem das tribos turcas, que tenham existido como confederação de tribos nómadas, que tenham sido agrupados pelos historiadores das diferentes civilizações que privaram com este povo, pelas suas características físicas e sociais como Hunos. Outra corrente historiográfica afirma, que este povo era composto por diversas tribos que associavam-se ao nome Huno pelo prestígio que atingiu.

Certo para a historiografia foram as consequências do avanço Huno para o Ocidente vindos da Ásia Central. Iniciaram a migração para o ocidente no século IV, muito provavelmente por alterações climáticas que originaram a sua movimentação em busca de melhores pastos.

O cavalo era um ponto central na cultura huna, e o motor para a conquista europeia. Os Hunos eram exímios cavaleiros, tanto a combater com espada como com arco e flecha, a mobilidade e velocidade que o cavalo acrescentava no campo de batalha favoreceu a expansão e fixação deste povo na Europa. Deste a infância que aprendiam a guerrear a cavalo, justificando assim a sua perícia e mestria enquanto cavaleiros.

Os Godos foram o primeiro povo bárbaro a entrar em contacto e conflito com os Hunos, sendo rapidamente derrotados por estes, A derrota Godo provocou a migração deste povo para territórios do Império Romano, a expansão Huna pela Europa Oriental e Central causou a movimentação de muitos outros povos bárbaros como os Vândalos, os Suevos, os Alanos ou os Alamanos entre outros, que procuraram estabelecer-se no interior do Império Romano.

Os Hunos foram em larga medida responsáveis pela migração e ocupação de espaços principalmente na parte Ocidental do Império Romano pelos povos Bárbaros, causando em última análise a queda do Império pelo sucessivo desgaste provocado, pelas constantes guerras com os povos invasores.

O zénite da expansão Huna foi atingido com Átila, conhecido como o Flagelo/Praga de Deus, no século V. o Império Huno compreendia grande parte da Europa Central e de Leste, do Cáucaso e da Ásia Central. A morte de Átila em 453 provocou a desfragmentação do Império por diversas facções que guerreavam entre si na tentativa de assumir o controlo.

Os Hunos nunca criaram uma verdadeira estrutura administrativa e judicial, era uma entidade política fraca em termos estruturais, o que acabaria por provocar a sua queda com a morte de Átila. Gradualmente foram assimilados por outros povos e reinos, actualmente vários países como a Hungria e a Bulgária por exemplo, reclamaram para si parte da herança huna. Especula-se que os turcos seljúcidas, que mais tarde também formaram um império, eram descendentes dos Hunos.

Certo é que tendo em linha de conta a vasta área territorial que ocuparam é credível que a sua influência tenho feito se sentir um pouco por toda a Europa Central e Leste, assim como na Ásia Central e Cáucaso ao longo dos séculos

2594 Visualizações 1 Total

References:

BALARD, Michel (et alii); A Idade Média no Ocidente: dos Bárbaros ao Renascimento, D.Quixote, 1994

2594 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.