Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos em Portugal neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais. |
História Política:
- 23/jan: Toma posse o II Governo Constitucional liderado por Mário Soares e resultante de um acordo efectuado entre o PS e o CDS.
- 28/jan: Realização do V Congresso Nacional do PSD no qual Sousa Franco é eleito presidente do partido (depois da recusa de Sá Carneiro em aceitar o cargo) e Sérvulo Correia é eleito secretário-geral.
- 21/mai: O Presidente da República, general Ramalho Eanes, inicia uma visita oficial ao Brasil.
- 27/mai: O Presidente da República, general Ramalho Eanes, inicia uma visita oficial à Venezuela onde assina acordos nas áreas da emigração, economia, desporto e cultura.
- 01/jul: Realização do VI Congresso Nacional extraordinário do PSD no qual Sá Carneiro volta a assumir a presidência do partido.
- 27/jul: Dois dias após a ruptura entre o PS e o CDS que dita a queda do II Governo Constitucional, o Presidente da República general Ramalho Eanes exonera o Primeiro Ministro Mário Soares.
- 29/ago: Na sequência da queda do governo de coligação entre o PS e o CDS, toma posse o III Governo Constitucional, de iniciativa presidencial, liderado por Nobre da Costa.
- 14/set: É apresentada pelo PS uma moção de rejeição ao III Governo Constitucional, a qual conta com os votos deste partido, do PSD e da UDP, ditando a queda do governo.
- 22/nov: Toma posse o novo governo de iniciativa presidencial (IV Governo Constitucional) liderado por Mota Pinto e que contou com o apoio do PSD.
Acidentes e Catástrofes:
- 17/mar: Um violento incêndio destrói a Faculdade de Ciências de Lisboa, incluindo o Museu de História Natural, a biblioteca e laboratórios.
Falecimentos:
- 20/fev: Morre o escritor e professor universitário Vitorino Nemésio.
- 28/nov: Na sequência de um ataque cardíaco após uma operação ao tendão de Aquiles, morre Fernando Peyroteo, um dos maiores ídolos de sempre do futebol do Sporting, clube ao serviço do qual venceu cinco Campeonatos Nacionais e quatro Taças de Portugal, títulos conquistados na década de 40 do séc. XX.
| Século XX |
| 1977 | … | 1979 |
1462 Visualizações 1 Total