Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos em Portugal neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais. |
História Política:
- 09/mar: Na sequência da apreensão de navios germânicos ancorados em portos portugueses, a Alemanha declara guerra a Portugal.
- 15/mar: Início do governo de “União Sagrada” presidido por António José de Almeida e que duraria até Abril do ano seguinte.
- 15/jun: O governo britânico convida formalmente Portugal a tomar parte activa nas operações militares dos aliados na Iª Guerra Mundial.
- 22/jul: É constituído, em Tancos, sob o comando do general Norton de Matos, o Corpo Expedicionário Português (CEP), formado por 30 mil homens, que deverá combater na Iª Guerra Mundial.
- 07/ago: O Parlamento português aceita a participação de Portugal na Iª Guerra Mundial de acordo com o convite formal do governo britânico de 15 de Junho.
- 13/dez: Machado Santos faz, em Tomar, uma tentativa revolucionária, a qual sai malograda.
Nascimentos:
- 28/jan: Nasce na pequena localidade de Melo no concelho de Gouveia o escritor Vergílio Ferreira, autor de numerosas obras de ficção e de ensaios.
- 16/jul: Nasce em Lisboa o escritor, pintor e professor do ensino liceal e secundário, Mário Dionísio.
- 07/ago: Nasce em Lisboa o actor português, Óscar Acúrsio. Teve uma actividade cinematográfica muito diversificada e no teatro distinguiu-se no teatro de revista.
Falecimentos:
- 30/nov: Morre em Lisboa, Epifânio Dias, importante filósofo, latinista e helenista português, cuja obra foi fundamental para a reforma dos estudos latinos em Portugal.
| Século XX |
| 1915 | … | 1917 |
1331 Visualizações 1 Total