Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano em Portugal, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais. |
…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…
História Política:
22/jan: Antecipando a invasão dos franceses, a Família Real Portuguesa sai de Portugal e neste dia chega ao Brasil, aportando em Salvador da Bahia.
07/mar: A Família Real Portuguesa e a sua Corte chegam ao Rio de Janeiro, cidade que passa a ser a sede do Império Português.
História Militar:
24/jul: Desembarca no Porto o general Arthur Wellesley (mais tarde duque de Wellington), que vinha ajudar Portugal a expulsar os invasores franceses, onde recebe sobretudo preciosas informações sobre a situação militar no conjunto do território português.
01/ago: Tem início o desembarque das tropas britânicas na Figueira da Foz e que viriam ajudar os portugueses a expulsar os invasores franceses.
17/ago: Trava-se a Batalha da Roliça, no âmbito das Guerras Peninsulares, na qual se defrontaram as tropas anglo-lusas comandadas pelo tenente-general Sir Arthur Wellesley e as tropas francesas comandadas pelo general de Divisão Henri-François Delaborde. A vitória anglo-lusa, apesar de não ter permitido a expulsão dos franceses, ajudou a retardar o seu avanço.
21/ago: Trava-se a Batalha do Vimeiro, no âmbito das Guerras Peninsulares, na qual se defrontaram as tropas anglo-lusas comandadas pelo tenente-general Sir Arthur Wellesley e as tropas francesas comandadas pelo general Jean-Andoche Junot. A batalha resultou numa vitória para as forças anglo-lusas, o que determinou o fim da primeira invasão francesa de Portugal.
30/ago: Após os reveses na Batalha da Roliça e na Batalha do Vimeiro, os franceses são obrigados a assinar um acordo que estabelecia a forma de retirada das tropas francesas. Apesar de ter sido assinado em Lisboa, o acordo ficaria conhecido como a Convenção de Sintra.
Religião:
- [Ainda sem acontecimentos religiosos relevantes registados]
Economia, Empresas e Negócios:
28/jan: Poucos dias depois de chegar ao Brasil, o Príncipe-regente Dom João de Bragança promulga o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, que abre os portos do Brasil às nações estrangeiras aliadas de Portugal.
18/fev: Por decisão de Dom João de Bragança, que tinha chegado a Salvador dias antes, é criada a Escola de Cirurgia da Bahia (Faculdade de Medicina da Bahia).
12/out: Por Alvará do então Príncipe-regente Dom João de Bragança (futuro Rei Dom João VI de Portugal), foi criado o primeiro Banco do Brasil, sendo igualmente o primeiro banco em território do Império Português.
Ciência e Tecnologia:
- [Ainda sem acontecimentos científicos relevantes registados]
Artes, Cultura e Entretenimento:
- [Ainda sem acontecimentos artísticos relevantes registados]
Desporto:
- [Ainda sem acontecimentos desportivos relevantes registados]
Acidentes, Catástrofes e Atentados:
- [Ainda sem acidentes, catástrofes e atentados relevantes registados]
Outros Acontecimentos:
- [Ainda sem outros acontecimentos relevantes registados]
Nascimentos:
- [Ainda sem nascimentos de personalidades relevantes registados]
Falecimentos:
- [Ainda sem mortes de personalidades relevantes registados]
…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…
Efemérides do Século XIX em Portugal
| ← 1803 | ← 1804 | ← 1805 | ← 1806 | ← 1807 | ←.→ | 1809 → | 1810 → | 1811 → | 1812 → | 1813 → |
Efemérides em 1808 noutros países