História Política:
- 1906: Eleições municipais, nas quais os republicanos conquistam a Câmara de Lisboa, elegendo todos os seus candidatos. Além de Lisboa, os republicanos também vencem em Alcochete, Almeirim, Benavente, Grândola, Lagos, Odemira e Santiago de Cacém.
- 1914: Na sequência do Memorandum Grey, é discutida e aprovada em Conselho de Ministros a organização de um corpo expedicionário para combater na frente europeia, tendo sido escolhido o general Jaime Leitão de Castro para o comandar.
- 1915: Realização de eleições legislativas, nas quais o Partido Democrático sai vencedor com uma maioria absoluta nas duas Câmaras (Deputados e Senadores).
- 1917: Realização das eleições para Câmaras Municipais e Juntas Gerais de Distrito, nas quais o Partido Democrático no poder consegue uma vitória tangencial. Destaca-se a larga margem de abstenção, tendo ficado também patente o desgaste político decorrente da conjuntura de crise e da guerra.
- 1918: Realização simultânea de eleições para a presidência da república e legislativas, tendo-se verificado o boicote dos partidos Democrático, Evolucionista e Unionista. Sidónio Pais foi eleito Presidente da República, enquanto nas eleições legislativas, a vitória coube ao Partido Nacional Republicano de Sidónio Pais.
567 Visualizações 1 Total