Conceito de Ás
Ás é um termo usado em ténis, cartas e dados de jogar, dominó ou como adjetivo qualitativo. No dia-a-dia, é comum ouvirem-se referências aos dois últimos.
Como carta de jogo, é normalmente a mais alta do baralho, havendo quatro de cada naipe (ouros, copas, paus e espadas). Na popular sueca é a carta que dá mais pontos (11), enquanto no poker funciona como a mais alta, podendo, ao mesmo tempo, integrar uma sequência baixa, tornando-se no número 1 (1,2,3,4,5).
Nos dados de jogar, ou no dominó, corresponde ao lado do dado ou peça que tem um só ponto de referência.
Enquanto adjetivo qualitativo, foi adaptado como expressão portuguesa para descrever alguém que se destaque numa qualquer atividade (ex: “É um ás do volante”).
Ás no ténis
Fala-se em “ás” quando, após um serviço válido de um jogador, o seu adversário não consegue tocar na bola. Efetivamente, ao contrário do que muitos pensam, é necessário a ausência de qualquer toque para se ser atribuído um “ás”.
A 8 de outubro de 2015, no Torneio de Pequim, o croata Ivo Karlovic tornou-se no tenista com mais “ases” da história, com um total de 10.247. Porém, devido ao reconhecido mérito do jogador, o mesmo tem várias vezes de treinar sozinho, uma vez que a sua qualidade de serviço dificulta a prática de outros momentos do jogo.
References:
Lusa (2015, outubro 15). Karlovic passa a ser o tenista com mais ases na história.
Disponível em: https://desporto.sapo.pt/modalidades/tenis/artigos/karlovic-passa-a-ser-o-tenista-com-mais-ases-na-historia
ATPWorldTour. (2017). Practice anyone? Ivo look for A+1.
Disponível em: http://www.atpworldtour.com/en/news/karlovic-quito-2017-feature