Enquadramento da Taça das Cidades com Feira:
A Taça das Cidades com Feira foi uma prova organizada fora do âmbito da UEFA, e que esteve na génese da Taça UEFA, que viria a dar lugar à Liga Europa.
Era uma competição disputada entre clubes europeus, cujo requisito para a participação era, a existência de feiras de comércio na cidade originária da equipa. Assim esta competição servia, paralelamente à componente desportiva, como forma de promoção económica da região de cada clube participante.
A Taça das Cidades com Feira foi idealizada; pelo inglês Stanley Rous, futuro presidenta da FIFA; pelo italiano Ottorino Barrasi; e pelo suíço Ernst Thommen. A primeira edição do torneio iniciou–se em 1955 e terminou em 1958, com vitória do FC Barcelona, ante o Londres XI, por oito a dois, no aglomerado dos dois jogos da final.
Uma das regras do torneio, era a participação de apenas uma equipa por cidade, como Londres detinha diversos grandes clubes como o Arsenal, Tottenham ou Chelsea, entre outros, foi formada uma equipa representativa da cidade, com alguns dos melhores jogadores, a competir na urbe. A segunda edição seria disputada em dois anos, entre 58 e 60, resultando em nova vitória do FC Barcelona, desta feita, contra o Birmingham City por quatro bolas a uma, no agregado dos dois jogos.
A viragem para a década de sessenta, trouxe uma alteração nos moldes competitivos, passando a Taça das Cidades com Feira, a ser disputada anualmente.
A última edição desta prova, foi conquistada pelo Leeds United na temporada de 1970-71, após um empate no aglomerado dos dois jogos da final, o Leeds superiorizou-se a Juventus, pela regra de golos marcados fora. O Barcelona terminou como a equipa com mais conquistas nestas competição, quatro no total, logo seguida pelo Valência e Leeds, com duas vitórias cada. A Espanha foi o país que por mais vezes conquistou esta prova, seis, superando a Inglaterra, que venceu por quatros vezes.
A competição ao transitar para a esfera da UEFA, foi extinta, dando lugar, e inspirando a criação da Taça UEFA, que possibilitava a participação de clubes, originários de cidades sem feiras, estando a sua participação, condicionada apenas pelo desempenho desportivo. A Taça UEFA surgiu, como competição complementar á Taça dos Campões Europeus.