Fundação: 1 de Abril de 1908.
Cidade/país: Buenos Aires, Argentina
Estádio: El Nuevo Gasómetro
Cor equipamento principal: Azul e Vermelho.
Principal rival: Huracán, Boca Juniors e River Plate.
Epíteto: El Ciclón e Cuervos.
História:
O Club Atlético San Lorenzo de Almagro ou simplesmente San Lorenzo foi fundado por um conjunto de jovens que juntava-se para jogar futebol nas ruas de Buenos Aires. Com o aumento de circulação de veículos como eléctricos ou carroças tornou-se perigoso para os jovens jogarem na rua. O padre católico Lorenzo Massa, ao aperceber-se desta situação acorda com os jovens que estes poderiam jogar nas traseiras da sua Igreja caso frequentassem a missa de Domingo.
No dia 1 de Abril de 1908 foi convocada uma assembleia com o objectivo de criar um clube no bairro de Almagro em Buenos Aires, o clube surgiu a partir dos jovens que juntavam-se a jogar futebol na rua e posteriormente nas traseiras da Igreja. Vários nomes para o clube foram debatidos nessa reunião, San Lorenzo inicialmente havia sido proposto como forma de homenagear o padre Lorenzo, algo que prontamente rejeitado por Massa. Aceitou o nome posteriormente por ser igualmente representativo da Batalha de San Lorenzo, fulcral para a independência da Argentina. Outro membro sugeria a adição do nome do bairro onde o clube estava a ser formado, Almagro.
Os primeiros anos do clube foram passados a disputar jogos amigáveis, em 1914 participa pela primeira vez nas competições oficias mas não profissionais argentinas. A sua estreia oficial foi na segunda divisão Argentina. Em 1915 o San Lorenzo consegue a qualificação para o principal escalão do futebol Argentino. Não teve uma estreia muito auspiciosa nesta competição, foi derrotado pelo Platense por 5-1.
Os primeiros troféus do clube iriam surgir ainda na era amadora das competições argentinas. Conquista o primeiro título de campeão da Argentina em 1923, repetindo estas vitórias em 1924 e 1927.
Ao longo das várias décadas do seu historial, tanto nas competições amadoras como nas profissionais conquista os mais diversos troféus nacionais, as suas conquistas nacionais tornaram-no juntamente com o Boca, River, Racing e Independiente os cinco grandes clubes do futebol do país das pampas.
A nível internacional conseguiu atingir o seu maior feito ao conquistar a Taça Libertadores da América em 2014 frente ao Club Nacional do Paraguai por 2-1 no aglomerado dos dois jogos da final para satisfação dos apaixonados adeptos do San Lorenzo.
Títulos:
- Vencedor Campeonato Nacional Argentino por nove vezes: 1923, 1924, 1927, 1933, 1936, 1946, 1959, 1972, 1974
- Vencedor Campeonato Apertura por uma vez: 2013
- Vencedor Campeonato Argentino Clausura por três vezes: 1995, 2001 e 2007
- Vencedor Campeonato Metropolitano por duas vezes: 1968 e 1972.
- Vencedor Taça da Argentina por uma vez: 1943.
- Vencedor Supertaça da Argentina por uma vez: 2015.
- Vencedor Taça dos Libertadores por uma vez: 2014.
- Vencedor Taça Sul Americana por uma vez: 2001.
- Vencedor Taça Mercosul por uma vez: 2001.