Madjer, Rabah

Nome Rabah Mustapha Madjer
Nascimento 15 de Dezembro de 1958, Hussein Dey
Naturalidade Argélia
Posição Avançado
Clubes como jogador Hussein Dey, Racing de Paris, França Tours, F.C. Porto, Valência, Qatar SC
Clubes como treinador Porto (Sub 19), Seleccionador Argélia, Al-Sadd, Al-Wakrah, Ar-Rayyann
Principais Titulos 1 Taça das Nações Africanas (CAN), 2 Campeonatos Nacionais de Portugal, 1 Taça de Portugal, 1 Taça Intercontinental, 1 Taça dos Campeões Europeus, Futebolista Africano do Ano 1987, Melhor Jogador da Taça Intercontinental 1987, 1 Supertaça Europeia, 2 Supertaças Cândido de Oliveira, 1 Taça da Argélia

Rabah Mustapha Madjer refere-se a um atleta argelino que nasceu nos arredores de Argel, em Hussein Dey, À época

Rabah Madjer

colónia francesa. Nasceu em 15 de Dezembro de 1958 e viria a ser um dos atletas mais distintos do futebol argelino e ficou famoso por ter feito um golo de calcanhar contra o Bayern de Munique na Final da Taça dos Campeões Europeus em 1987, pelo Futebol Clube do Porto. Por esse motivo, é também um dos mais importantes atletas da história do clube português.

Começou por jogar futebol, ainda adolescente (14 anos), no Onalait d´Hussein-Dey. Aos 16 anos estreou-se profissionalmente com a camisola do NA hussein Dey. Em 1978, o seu clube venceu a final da Taça da Argélia, com o contributo de Madjer e qualificou-se para  a Taça Africana dos Vencedores das Taças. Foi neste época que o argelino estreou-se na sua Seleção Nacional, e que representaria em dois Campeonatos do Mundo (1982 e 1986). Rabah Madjer foi fundamental para a Argélia conseguir o apuramento para o Mundial em 1982, em Espanha, visto que, apontou o golo da vitória por duas bolas a uma sobre a Nigéria, que confirmaria a presença da sua seleção em Espanha. No total, pela seleção argelina ele faria 40 golos em 87 internacionalizações. No Mundial de 1982, marcaria o golo da vitória da Argélia sob a Alemanha Ocidental (2×1).

Em 1983, já após ter atuado pela seleção no Mundial, transfere-se para a Europa, onde jogou no Racing Club de France Footbal e ainda no Tours F.C. Em Outubro de 1985 chegou ao futebol português, e fez a sua estreia pelo Futebol Clube do Porto em 27 de Outubro do mesmo ano, num jogo com o C.F. Os Belenenses, onde a sua equipa ganharia por 3 bolas a 2, no Restelo. Viveu grandes épocas no clube azul e branco, mas o principal momento da sua carreira acontece a 27 de Maio de 1987. O Futebol Clube do Porto, tinha feito uma carreira fantástica na Europa e a final estava marcada para Viena, no Estádio Praterstadion, contra o Bayern de Munique, colosso europeu que contava nas suas fileiras com jogadores tais como Jean-Marie Piaff, Andreas Brehme, Lothar Matthaus e Michael Rummenigge. Logo aos 24 minutos, a equipa sofre um golo, e está em desvantagem durante uma parte significativa do jogo. Ao intervalo entra o brasileiro Juary (que viria a marcar o golo da vitória aos 79 minutos), mas o momento do jogo acontece aos 77 minutos empata a partida.

Após jogada algo atabalhoada de Paulo Futre, a bola sobra para Juary, que coloca a bola dentro da área. Sem muito tempo a perder, Rabah Madjer de calcanhar coloca a bola no fundo das redes, dando ao porto a moral necessária para dar a volta à partida e vencer a Primeira Taça dos Campeões Europeus da história do Clube. Foi um momento delicioso de futebol e que ficou na história. Ainda hoje, é conhecido como o calcanhar mágico. No segundo golo, apenas dois minutos depois, os papéis inverteram-se e Madjer faz a assistência para Juary fazer o 2-1.

Ainda esteve no Valência, mas sem o fulgor que teve no Futebol Clube do Porto. Ainda assim, a Raposa de Ouro, ainda treinou as camadas jovens do Futebol Clube do Porto, e chegou inclusive a ser seleccionador argelino em 1999 e depois novamente entre 2001 e 2002. Depois disso, teve curtas passagens por clubes de pouca expressão mundial, passando a ser comentador.

1505 Visualizações 1 Total
1505 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.