…
Estudiantes(Club Estudiantes de La Plata) |
|
Dados Gerais
Títulos e Prémios
|
…
História do Estudiantes
O Club Estudiantes de La Plata ou simplesmente Estudiantes foi fundado, a 4 de Agosto de 1905 por dissidentes do Gimnasia, clube que a partir desse momento tornou-se o seu maior rival. A cisão entre os dois clubes deu-se porque na época, a direcção do Gimnasia não demonstrava grande interesse em fomentar a prática do futebol, estando este clube mais associado com a realização de desportos de pavilhão e eventos sociais. Um conjunto de vinte dissidentes, todos estudantes fundaram o clube, justamente por isso o nome escolhido para o clube foi Estudiantes.
A grande rivalidade com o Gimnasia assentou-se, quando este começou a recrutar jogadores das classes menos favorecidas da cidade de La Plata, no Estudiantes apenas podiam jogar estudantes, geralmente de um extracto social mais abastado, o que elevou a rivalidade entre os clubes para um conflito de classes.
Em 1906 foi feita a inscrição do Estudiantes na Federação Argentina, e é iniciado o processo de ascensão do clube da quarta até à primeira divisão. Em 1911 durante a Era Amadora do futebol argentino, atinge a primeira divisão, volvidos dois anos conquista o primeiro troféu de relevo do seu historial, ao triunfar no campeonato nacional, vencendo catorze das dezoito partidas disputadas.
Na década de trinta o futebol argentino foi-se paulatinamente profissionalizando, em 1931 o Estudiantes abandonou a sua vertente amadora e profissionalizou-se. Embora não tenha conquistado nenhum campeonato nos anos trinta, segundo fontes da época, muito por culpa das arbitragens, a qualidade futebolística da equipa ficou para sempre conhecida como, Los Professores, demonstrando que não é necessário ganhar troféus para imortalizar uma grande equipa.
Os anos quarenta mantiveram o clube no topo do futebol argentino, na década de cinquenta o Estudiantes iria cair na segunda divisão, a primeira despromoção após a ascensão meteórica até à elite futebolística local.
A má fase do Estudiantes terminaria com a conquista do Campeonato Metropolitano em 1967. Mas seria a nível internacional que o Estudantes iria brilhar, vencendo a Taça dos Libertadores da América, prova mais importante de clubes na América, por três vezes consecutivas. Em 1968 bateu o Palmeiras do Brasil, no ano seguinte seria a equipa uruguaia do Nacional, este ciclo vitorioso na Libertadores, terminaria com uma vitória ante outra equipa uruguaia, o Peñarol em 1970. Estas conquistas possibilitaram ao clube disputar a Taça Intercontinental, prova disputada contra a melhor equipa europeia. Em 1968 consegue bater o Manchester United por duas bolas a uma no aglomerado dos dois jogos. Nas edições de 1969 e 70, acabaria derrotado por AC Milan e Feyenoord respectivamente.
As décadas seguintes trariam novos sucessos ao Estudiantes, com a conquista do título nacional argentino em 1983 e no Apertura em 2006 e 2010. A nível internacional conquistou a quarta Taça Libertadores em 2009, batendo na final o Cruzeiro do Brasil por dois a um no agregado dos dois jogos.
Títulos
- Vencedor Campeonato Nacional Argentino por uma vez: 1983
- Vencedor Campeonato Apertura por duas vezes: 2006 e 2010.
- Vencedor Campeonato Metropolitano por duas vezes: 1967 e 1982
- Vencedor Campeonato Argentino Era Amadora por uma vez: 1913
- Vencedor Taça da Argentina por duas vezes: 1944 e 1945
- Vencedor Taça dos Libertadores por quatro vezes: 1968, 1969, 1970 e 2009
- Vencedor Taça Intercontinental por uma vez: 1968.
- Vencedor Taça Interamericana por uma vez: 1969
References:
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=2208
http://int.soccerway.com/teams/argentina/estudiantes-de-la-plata/98/
http://www.estudiantesdelaplata.com/historia