Dínamo de Moscovo

O Dínamo de Moscovo é uma das equipas mais influentes do futebol russo, conquistou por diversas vezes o campeonato e taça na era Soviética.

Logo Dínamo de Moscovo

Logo Dínamo de Moscovo

Fundação: 18 de Abril de 1923.

Cidade/país: Moscovo, Rússia.

Estádio: Arena Khimki.

Cor equipamento principal: Azul e Branco.

Principais rivais: Spartak de Moscovo, CSKA de Moscovo e Lokomotiv.

Epíteto: Os Policias e Alvinegros.  

História:

O Futbolniy Klub Dinamo Moskva, usualmente designado como Dínamo de Moscovo foi fundado a partir de um clube já existente o Morozovtsi Orekhovo-Zuyevo Moskv, fundado por trabalhadores de uma fábrica têxtil. Dada a propaganda e conexão de clubes a departamentos do regime soviético, o clube é refundado em 1923 como Dínamo de Moscovo associado às polícias secretas soviéticas, o KGB, a NKVD e a MVD. Graças às suas raízes pode ser considerado o clube mais antigo da Rússia.

A estreita ligação entre os instrumentos de afirmação da autoridade soviética e o clube tornou o Dínamo de Moscovo, a equipa mais odiada na União Soviética, sendo associado aos aspectos mais negativos e brutais do regime. A ligação entre o clube e a polícia estendeu-se até a queda da União Soviética em 1991.

Em 1936 conquista o seu primeiro campeonato, designado por Campeonato Primavera. No ano seguinte já com o campeonato da União Soviética constituído, volta a sagra-se campeão e junta a este título a Taça da União Soviética. Até a invasão nazi em 1941 na Segunda Guerra Mundial, o Dínamo de Moscovo conquistou mais um campeonato em 1940. Em 1941 com a invasão os campeonatos são suspensos, numa fase em que o Dínamo parecia encaminhado para novo título.

Findo o conflito o Dínamo de Moscovo acentua o seu domínio no futebol soviético, entre 1945 e 63 conquista o campeonato por sete vezes. Essencial para este sucesso foi o lendário guarda-redes Lev Yashin, apelidado de Aranha-negra para muitos, o melhor guarda-redes de todos os tempos.

Em homenagem à aliança na Segunda Guerra Mundial, o Dínamo é convidado para uma digressão no Reino Unido como representante da União Soviética. Nesta deslocação às ilhas britânicas consegue bons resultados, vence o Arsenal por 4-3, empata a três bolas com o Chelsea, goleia o Cardiff City por 10-1 e empata a duas bolas com o Glasgow Rangers.

A nível europeu o maior feito do clube foi a presença na Final da Taça das Taças perdida para o Glasgow Rangers em 1972 por 3-2. Após o último campeonato conquistado em 1976, o clube não voltou a sagra-se campeão, coincidindo o seu declínio com o da União Soviética.

Com o fim da União Soviética, ao longo dos vários anos, milionários russos adquiriram e investiram em clubes, o Dínamo não foi excepção, mas apesar de investimentos avultados o clube ainda não foi capaz de ombrear com as gloriosas décadas de cinquenta e sessenta, nem com os rivais.

Títulos:

  • Vencedor Campeonato Soviético por onze vezes: 1936, 1937, 1940, 1945, 1949, 1954, 1955, 1957, 1959, 1963 e 1976.
  • Vencedor Taça da União Soviética por sete vezes: 1937, 1953, 1967, 1968, 1970, 1977 e 1984.
  • Vencedor Supertaça da União Soviética por uma vez: 1977.
804 Visualizações 1 Total

References:

http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=36

804 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.