WWE

WWE é o nome mais comum para World Wrestling Entertainment, Inc. Esta é uma empresa americana de entretenimento que se foca na luta profissional, nomeadamente wrestling, como principal fonte de receita, além da produção de filmes, músicas e licenciamento de produtos associados a esta temática.

A WWE também se refere à promoção da luta profissional em si, fundada por Jess McMahon e Toots Mondt em 1952 como Capitol Wrestling Corporation. A WWE é atualmente a maior empresa de wrestling do mundo, com cerca de 320 eventos televisionados por ano, transmitidos para cerca de 36 milhões de espectadores em mais de 150 países.

Os eventos e programas da WWE são competições legítimas mas são baseados em entretenimento, que se caracteriza por um enredo pré-determinado e lutas coreografadas, apesar de os combates incluírem movimentos que colocam em risco a saúde dos atletas se não forem realizados corretamente. De facto, a empresa reconhece publicamente que o seu produto é um entretenimento desportivo, sendo por isso considerada como uma das pioneiras neste contexto.

A sede da WWE localiza-se em Stamford, Connecticut, tendo escritórios em Nova Iorque, Los Angeles, Londres, Xangai, Tóquio, Singapura, Munique, Mumbai e Cidade do México. O acionista maioritário da empresa é Vince McMahon, sendo também o presidente de CEO da empresa.Juntamente com a sua esposa Linda, os seus filhos Shane e Stephanie e o seu genro Paul Levesque (Triple H), a família McMahon detém cerca de 70 por cento do capital da WWE e 96 por cento do poder de voto na empresa.

transferir

História da WWE

Roderick James McMahon era um promotor de boxe que ficou conhecido por promover, em 1915, uma luta entre Jess Willard e Jack Johnson. Em 1926, quando trabalhava com Tex Rickard, passou a promover lutas de boxe no Garden. A primeira luta promovida pela dupla foi entre Jack Delaney e Paul Berlenbach.

Anos depois, o lutador Joseph Raymond “Toots” Mondt criou um desafio de wrestling chamado Slam Band Western Style Wrestling, criando uma forma de entretenimento apelativa. Esta nova forma de wrestling combinava boxe, luta greco-romana, estilo livre e novelização. Com o lutador Ed Lewis e o manager Billy Sandow criaram a Gold Dust Trio. Após algumas desavenças, o trio separou-se e Mondt fez várias parcerias, incluindo com Jack Curley. Quando Curley morreu, Mondt tornou-se presidente da empresa com o apoio de Jess McMahon, tendo criado a Capitol Wrestling Corporation Ltd (CWC).

A CWC juntou-se à National Wrestling Alliance (NWA) em 1953 e em 1954, Ray Fabiani, um dos sócios de Mondt, contratou Vincent J. MacMahon como substituto do seu falecido pai Jess.Mondt e McMahon formavam uma dupla imbatível e controlavam cerca de 70 por cento da NWA.

A NWA reconheceu um NWA World Heavyweight Champion que percorreria as companhias de wrestling e defenderia o título pelo mundo. Em 1963 o campeão eram “Nature Boy” Buddy Rogers. Rogers perdeu o NWA World Championship para Lou Thesz numa luta em Toronto em 1963, o que levou Mondt, McMahon e a CWC a deixar a NWA como protesto, criando a World Wide Wrestling Federation (WWWF)

Mondt abandonou a WWWF no final dos anos 60. Em 1979 a WWWF transformou-se na World Wrestling Federation (WWF), numa mudança meramente estética.

Em 1983 Vince McMahon, Sr. vende a sua parte da empresa ao seu filho Vincent K. McMahon. Com o objetivo de expandir a empresa, Vincent K. McMahon aproveitou-se da expansão da televisão por cabo nos EUA, acreditando que estes meios podiam permitiram a divulgação do produto a nível nacional. Mas Vince tinha outras ideias: queria transformar o wrestling num produto para todas as idades e sexos e, por isso, apostou em super-heróis, grandes vilões e histórias que se assemelhavam quase a telenovelas. O wreslting deixava de se focar apenas na luta, para termos lutadores que interpretavam verdadeiras personagens. Em 1985 Vince teve uma ideia de génio: criar um evento especial de wrestling. Nasce então a Wrestlemania, um evento que revolucionou para sempre este mundo.

Até meados de 1997 a empresa foi crescendo progressivamente e aumentando a sua visibilidade. Contudo, nesse ano enfrentou um escândalo que estancou o seu sucesso, relacionado com a utilização de esteróides anabolizantes por parte dos atletas e que acabou por dar origem a graves problemas financeiros.

A 5 de maio de 2002, após cerca de 23 anos como World Wrestling Federation, a empresa passa a ser conhecida como World Wrestling Entertainment (WWE). Estava encerrada uma era e criaram-se novos programas e divisões: RAWe SmackDown. Em maio de 2006 é criada a terceira marca Extreme Championship Wrestling.

A expansão pelo mundo começa rapidamente e a WWE recupera o poder no que diz respeito ao mundo do wreslting profissional. Em 16 de fevereiro de 2010, a ECW foi extinta, dando lugar ao NXT.

Atualmente, na WWE, existem três divisões de lutadores: RAW, SmackDown (dois programas diferentes mas com estilos e histórias semelhantes) e NXT (zona de desenvolvimento de lutadores da empresa, com uma maioria de aspirantes a lutadores).

30834683333_bd7a695848_b

A WWE faz vários eventos especiais (chamados de pay-per-view) ao longo do ano seguindo uma certa ordem. Nestes eventos acontecem combates importantes, sendo a grande maioria lutas por um título. Como exemplo temos o Royal Rumble, o Elimination Chamber, o Fastlane, a popular WrestleMania, o Extreme Rules, SummerSlam, o Hell in a Cell, entre outros.

438 Visualizações 1 Total
438 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.