O karaté é uma arte marcial japonesa, inserida nos desportos de combate, desenvolvida a partir de uma arte marcial indígena, conhecida por Okinawa-té, sob a influência da arte da guerra chinesa, das lutas tradicionais japonesas e das disciplinas guerreiras japonesas.
O karaté caracteriza-se por combinar golpes como socos, pontapés, bofetadas, joelhadas e outros movimentos, sendo que também são usadas técnicas de defesa, como o bloqueio do ataque do oponente ou a imobilização. Este desporto é, acima de tudo, uma técnica de autodefesa e não apenas um desporto de ataque.
O termo “karaté” é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”, estando associado ao facto de o praticante usar apenas armas de combate naturais, como sejam a visão, as mãos, os braços, o corpo, os pés e a inteligência.
História
O karaté surgiu em Okinawa, uma província japonesa que engloba mais de 150 ilhas, e as suas origens remontam ao século XV, durante o império do rei Sho Hashi. Este desporto começou por ser uma luta secreta por causa da influência dos senhores feudais japoneses, que tinham conquistado a ilha e tinham proibidos os habitantes deu utilizar qualquer tipo de armas. Perante esta proibição, os locais criaram uma nova técnica de combate desarmado, conhecida como “Okinawa-té” que, em suma, era uma técnica de combate desarmado cuja característica era a utilização das mãos e dos pés como arma de combate.
No final do século XIX, o estilo de luta nascido em Okinawa passou a ser uma arte marcial que trabalhava e desenvolvia o caráter e o físico dos praticantes. Perante a necessidade de algumas melhorias, o treino passou a incluir também as técnicas de luta chinesas Kihon, Kata e Kumite, dando origem ao karaté atual.
No início do século XX, em 1902, o karaté tornou-se um desporto oficial e deixou de ser visto apenas como um meio de autodefesa, passando a ser praticado um pouco por toda a província de Okinawa, o que atraiu cada vez mais praticantes.
Em 1912 o karaté passou a ser ensinado na marinha imperial e uma década depois realizou-se o primeiro evento nacional em Tóquio, o que permitiu a difusão à escala mundial. Em maio de 1949, discípulos de Funakoshi criaram a Associação Japonesa de Karaté, cujo principal objetivo era promover o desporto pelo mundo.
O karaté figurou como desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004. Em 2016 o Comité Olímpico Internacional aprovou o karaté como modalidade olímpica para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.
Benefícios da prática
De entre os principais benefícios da prática de karaté, é importante realçar:
- Auxílio na perda de peso
- Aumento da resistência
- Desenvolvimento da capacidade cardiovascular
- Melhoria da saúde muscular
- Melhoria do sistema ósseo
- Aumento da coordenação motora e dos reflexos
- Auxílio na correção da postura
- Melhoria da autoestima
- Melhor compreensão de princípios como a disciplina, a persistência e a liderança
- Melhoria da concentração