Oncorhynchus mykiss (Truta arco-íris)

 

Oncorhynchus mykiss (Truta arco-íris)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Actinopterygii Salmoniformes Salmonidae Oncorhynchus O. mykiss

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Longevidade  Predação
Zona ocidental da América do Norte Não avaliada Água doce; Água salgada; Lagos e Barragens Carnívora 6-8 anos  Lampreia, peixes, pássaros, urso, lontra, guaxinim, foca, leão-marinho, orca e humanos

 

Características Físicas
Anatómicas Dorso é verde-azulado com reflexos irisados e possui uma faixa rosada ao longo dos flancos;
Duas barbatanas dorsais, sendo a primeira espinhosa e a segunda adiposa;
Apresenta pequenas manchas negras espalhadas por todo o corpo.
Dimorfismo Sexual O macho é maior
Tamanho 70 cm
Peso 4 kg

 

Sistemática e distribuição geográfica

Distribuição nativa da truta arco-íris (a laranja). Fonte: Augerot et al.

Distribuição nativa da truta arco-íris (a laranja).
Fonte: Augerot et al.

A truta arco-íris é oriunda da zona ocidental da América do norte, no entanto é uma espécie que se encontra distribuída por quase todo o mundo (como peixe de aquacultura). Foi introduzida na Europa no final do séc. XIX, sendo atualmente criada em quase todos os países europeus.
Em Portugal está distribuída em albufeiras e rios do norte, nomeadamente, bacias do Cávado, rio Mondego, rio Lima, rio Ave e rio Douro.

Estatuto de conservação

As populações nativas de muitas subespécies de truta arco-íris diminuíram devido a diversos fatores de ameaça, nomeadamente, o aumento da poluição dos rios (devido ao incumprimento das exigências higieno-sanitárias, particularmente ao tratamento dos esgotos) e a pesca comercial e desportiva na época de reprodução.

De acordo com o livro vermelho da IUCN a truta arco-íris não tem estatuto de conservação definido.

Morfologia

Oncorhynchus mykiss Fonte: Jovana Milanko

Oncorhynchus mykiss
Fonte: Jovana Milanko

A truta arco-íris é uma espécie de água doce e tal como o nome indica apresenta manchas coloridas na sua pele. O seu dorso é verde-azulado com reflexos irisados e possui uma faixa rosada ao longo dos flancos (das guelras à barbatana caudal). A parte ventral da truta arco-íris é esbranquiçada. A cabeça é pequena em comparação com a cabeça da truta-comum. Possui duas barbatanas dorsais, sendo a primeira espinhosa e a segunda adiposa. As escamas são relativamente pequenas. Apresenta pequenas manchas negras espalhadas por todo o corpo, mais precisamente nas barbatanas caudal e adiposa. O tamanho que pode atingir é de 70 cm de comprimento e 4kg de peso. No entanto já foram encontrados exemplares maiores e mais pesados.

Alimentação

A truta arco-íris é carnívora, sendo a sua dieta alimentar de elevado teor em proteínas. Esta alimenta-se maioritariamente de pequenos peixes, pequenos insetos, crustáceos, moluscos, larvas de invertebrados e em alguns casos roedores. Alimenta-se mais ativamente no inverno.

Reprodução

A reprodução inicia-se no final do Inverno, princípio da Primavera. A fêmea escava o ninho em leitos de cascalho, depositando os ovos. É apenas feita uma postura por ano, entre Outubro e Março, em zonas de água corrente. A eclosão dos ovos verifica-se após 3 a 7 dias e as larvas permanecem junto ao fundo e migram para jusante.

Em Portugal, a truta arco-íris não se reproduz em meio natural. Devendo-se ao facto de não ser uma espécie endémica. A sua manutenção deve-se a repovoamentos sucessivos feitos por viveiros.

Habitat e utilização de espaço

A truta arco-íris é um peixe que se adapta bem a diversos ambientes, sendo assim um peixe muito resistente. Está presente em diversos habitats, desde água doce a água salgada ou vivendo constantemente em lagos e barragens.

A água dos rios deve ser límpida e com temperaturas de cerca de 12ºC, no entanto tolera temperaturas até aos 25ºC. Dá preferência a rios com corrente moderada e rápida e pouco profundos.

Curiosidades

É uma espécie muito importante a nível alimentar e económico. Devido à sua robustez e rápido crescimento é uma espécie que se adapta bem às condições de aquacultura, sendo das mais consumidas nos mercados ocidentais.

A truta arco-íris foi também importante em medicina devido ao seu esperma produzir uma substância denominada protamina (um “antídoto” da heparina), evitando a morte de muitas pessoas. Atualmente essa substancia é produzida em laboratório.

É um peixe muito desejado na pesca desportiva, por ser um peixe muito combatente e astuto.

2467 Visualizações 1 Total

References:

  • Doadrio, I. (2001) Atlas y Libro Rojo de los Peces Continentales de España
  • Ribeiro, F., Beldade, R., Dix, M. & Bochechas, J. (2007) Carta Piscícola Nacional. Direção Geral dos Recursos Florestais – Fluviatilis, Lda. Publicação Electrónica (versão 09/2007)

 

2467 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.